Cultura

O Grande Circo Místico: celebração de 40 anos do álbum reúne artistas e grande público no Mackenzie

Apresentação gratuita cria pontes entre gerações e comemora aniversário dos criadores do disco 

18.12.202317h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

O Grande Circo Místico: celebração de 40 anos do álbum reúne artistas e grande público no Mackenzie

O auditório Ruy Barbosa do Mackenzie, lotado, foi palco de um espetáculo emocionante que exalta a música brasileira: no sábado, dia 16 de dezembro, ocorreu apresentação musical em celebração aos 40 anos do lançamento do álbum de Chico Buarque e Edu Lobo, O Grande Circo Místico. Fruto de uma parceria entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a TV e Rádio Cultura Brasil, da Fundação Padre Anchieta (FPA), o show gratuito contou com a cantora Vanessa Moreno e o pianista e diretor artístico Cristóvão Bastos, que interpretaram as músicas do álbum, além da participação do Coro Universitário Mackenzie, sob regência do maestro Parcival Módolo.  

O evento foi uma oportunidade de relembrar um marco da história da música brasileira, ultrapassando limites de gerações e reunindo grandes artistas. Vanessa Moreno exaltou o encontro, “é muito gostoso e bonito entender que essa ponte pode ser feita a todo momento”. Para Cristovão Bastos, foi “fantástico que isso tenha sido feito de um jeito tão bonito, musical, tão agradável”.   

Lançado em 1983, o álbum O Grande Circo Místico foi encomendado pelo Balé Teatro Guaíra, que solicitou a Edu Lobo a criação da trilha sonora para a apresentação do grupo. O compositor convidou Chico Buarque para o ajudar na produção deste repertório, com canções que marcaram época, como Ciranda da Bailarina e Beatriz, além de contar com a participação de grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Simone, Gal Costa, Jane Duboc, Tim Maia, Zizi Pozzi e Milton Nascimento.  

De acordo com o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, a apresentação destaca aquilo que há de bom em nossa cultura e que deve ser levado adiante. “Fazemos aqui a defesa daquilo que acreditamos ser adequado, que tem música, poesia, emoção, amor, paixão. A música popular brasileira possui todas essas características e queremos ver esse traço da nossa música reafirmado”, disse ele.  

Já Carlito Camargo, vice-presidente da FPA, realça que é preciso marcar e relembrar tais fatos, pois fazem parte da nossa cultura. Nesse álbum, segundo ele, “há toda uma história, músicas absolutamente maravilhosas, e que tinha sido esquecido. A cultura não pode se esquecer disso”.  

O diretor da Rádio Cultura, Alexandre Tondella, comenta que “esta é uma celebração da boa música brasileira. Uma homenagem ao Chico Buarque e ao Edu Lobo, que fizeram uma obra-prima”. De certa forma, o espetáculo é também uma homenagem a Edu Lobo, que completou 80 anos em agosto, e ao aniversário de 80 anos de Chico Buarque, que será em junho de 2024.  

O show teve, ainda, transmissão ao vivo durante o programa Chat MPB, parceria entre a Rádio Cultura Brasil e a UPM. No ar aos sábados e domingos, das 12h às 15h, o programa totalmente produzido por alunos do curso de jornalismo do Mackenzie traz a linguagem radiofônica em seus diferentes formatos. Com ênfase para a música brasileira, o programa une informação e entretenimento, e pode ser acompanhado pelo 77,9 FM e pelo app Cultura Play.