Campeã do Masterchef Brasil realiza aula prática no Colégio Mackenzie Brasília

Com uma didática lúdica, os alunos participaram de descobertas e explorações com ensinamentos para a vida

18.12.202315h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Campeã do Masterchef Brasil realiza aula prática no Colégio Mackenzie Brasília

Vencedora da edição 2023 do Masterchef Brasil, a chef de cozinha Bárbara Frazão realizou uma aula no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), no último dia 07 de dezembro, ensinando alunos da Educação Infantil a desenvolver autonomia e igualdade nas tarefas da cozinha.

Reunindo diferentes turmas, Bárbara, que, além de brasiliense, também é mãe de dois alunos do CPMB, foi convidada pela coordenadora pedagógica Laura Magalhães com o objetivo de possibilitar às crianças um aprendizado de experiências do cotidiano. Os filhos de Bárbara participaram da atividade.

A chef é professora há anos no Ensino Superior e se surpreendeu com magia de ensinar para crianças. “Essa foi uma oportunidade de conhecer a verdade das crianças. Valorizo muito a espontaneidade e a expressão genuína dos sentimentos, que trazem uma energia leve e carinhosa para as atividades, realizando-as por prazer e não por obrigação. Uma bela manifestação do fazer motivado pela verdade”, compartilhou Bárbara.

Durante a aula, a chef convidou os pequenos a descobrirem como se faz o Boneco de Neve, um biscoito assado de baunilha. Curiosos e animados, eles acompanharam o passo a passo atentamente, explorando cada ingrediente e tendo contato com as técnicas culinárias utilizadas para preparar a guloseima.

A textura da farinha de trigo chamou a atenção. Aprender a quebrar um ovo se tornou um exercício divertido. Os confeitos coloridos que sobraram da decoração não foram desperdiçados pelos alunos, que, disfarçadamente, pegavam um ou outro que havia ficado sobre a mesa.

Em seguida, os próprios cozinheiros-mirins limparam a bagunça. Com esponja em uma mão e um pano na outra, eles esfregaram toda a bancada. As professoras e assistentes coordenaram tudo, atuando para que cada um participasse um pouco da tarefa.

Ao final, puderam experimentar os tão esperados biscoitos. Bárbara mostrou a todos o troféu que conquistou na competição televisiva e elogiou o Mackenzie pela iniciativa. Ainda sobrou um tempinho para que as crianças a agradecessem.

Ensinar a cozinhar é preparar para a vida

Bárbara Frazão ressaltou que a cozinha desempenha um papel central em todos os momentos da vida, sendo fundamental lidar com suas habilidades, dificuldades e desafios diários. Ela lembrou da importância de ensinar aos seus filhos a terem independência. “Ao introduzir os pequenos à diversidade da vida, mostramos que o mundo está disponível para recebê-los de braços abertos, mas que eles também precisam contribuir e desenvolver emancipação”, declarou.

A chef, que é entusiasta da autonomia infantil, compartilhou sua visão sobre o potencial das crianças em desenvolver não apenas habilidades motoras, mas também capacidades emocionais e um senso de segurança. Acreditando firmemente nesses princípios, Bárbara incorpora esses valores em seu papel de mãe ao trabalhar com seus filhos em casa.

Aprender junto é um valor essencial para o fortalecimento dos laços familiares. “Uma abordagem fundamental, para promover o desenvolvimento, é trazer seus filhos para perto de sua profissão, permitindo-lhes aprender de maneira leve e carinhosa. É muito importante equilibrar o lado profissional com a necessidade de proporcionar uma atmosfera acolhedora e positiva para os pequenos”, afirmou Bárbara.