Cultura

Professor do Mackenzie foi um dos escritores convidados da FLIP

Autor de Gótico Nordestino participou de mesas nas casas paralelas da festividade 

13.12.202318h25 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professor do Mackenzie foi um dos escritores convidados da FLIP

A tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) contou com a participação do professor de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Cristhiano Motta Aguiar, em mesas da programação paralela do festival, que foi realizado entre os dias 22 e 26 de novembro, na cidade da Costa Verde Fluminense.  

Cristhiano Aguiar esteve na FLIP pelo segundo ano consecutivo, após o lançamento de seu livro Gótico Nordestino, uma coletânea de ficção. Em 2023, ele foi convidado para participar da programação paralela pelo SESC, e pelas editoras Casa Pagã e Casa Paratodos, essas últimas consideradas do circuito independente. O livro do professor mackenzista recebeu, em 2022, o prêmio Clarice Lispector da Biblioteca Nacional. 

“É sempre importante marcar presença nestes eventos para falar dos nossos livros. Há sempre leitores que passam a conhecer nosso trabalho ali, ou que, tendo lido nossos livros, fazem questão de nos conhecer pessoalmente. A troca é fundamental entre escritores e seus leitores e a FLIP é um dos eventos que proporciona isto”, apontou o professor.  

Se durante as mesas de debate do SESC e na Casa Pagã, Cristhiano Aguiar tratou sobre temáticas relacionadas ao Gótico Nordestino, como literatura insólita e distopias, na Casa Paratodos, a união das atividades de escritor e professor, foram o centro do debate, ao tratar da crítica literária, juntamente com outros escritores-acadêmicos.  

“Eu estava junto de autores e autoras incríveis ou de colegas do universo acadêmico. Foi muito massa saber que havia leitores e leitoras minhas este ano na cidade, tanto dos meus livros (do Gótico Nordestino em especial), quanto desta newsletter”, destacou.

O professor ainda indica que a FLIP sofreu bastante com os efeitos dos fenômenos climáticos extremos, provocados por fortes ondas de calor e tempestades intensas. Após uma forte chuva, houve queda de luz em uma das mesas que Aguiar participava. 

Para o autor, a participação em eventos como a FLIP é uma forma de levar o nome do Mackenzie, além de ser uma oportunidade de enriquecer as aulas sobre literatura, com suas experiências pessoais do mercado editorial. “É muito importante para minhas turmas de Letras que elas entendam que existe todo um mundo literário e editorial para além dos debates em sala de aula. Também levo da FLIP para minhas aulas novos autores, livros, novos debates sobre a literatura”.

Este ano, além da FLIP, Cristhiano Aguiar foi convidado para diversos eventos e feiras literárias. Em setembro, ele foi um dos escritores convidados para integrar a programação da Bienal do Livro do Rio de Janeiro.