Gastronomia

Mackenzie é representado em Congresso Gastronômico de Barcelona

Instituição foi a única brasileira presente 

11.12.202316h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie é representado em Congresso Gastronômico de Barcelona

A coordenadora do curso de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Camila Landi, participou do Congresso Internacional realizado pela Universidade de Barcelona nos dias 13, 14 e 15 de novembro, sobre a Ciência aplicada à Cozinha e a Gastronomia. O evento contou com a presença de 23 delegações de países das Américas do Sul e Norte, Europa, África e Ásia.  

O convite à Landi foi feito pelo presidente do Congresso, Pere Castells, e pela presidente da delegação brasileira, Denise Rohnelt Araujo. A docente mackenzista atuou na mesa “Retos y oportunidades para la generación y transmisión de conocimiento gastronómico-científico. Aplicado a las Escuelas de Cocina”.  

Para Landi, esse convite mostrou o reconhecimento do curso de Gastronomia da UPM. “Representei os professores que integram essa brilhante equipe. Trabalho sério, profissional, ético e responsável que estamos fazendo e construindo há 10 anos na formação acadêmica de excelência”, destacou. 

O evento contou com Chefs de cozinha, cientistas, especialistas e profissionais da área de alimentação e da gastronomia de diversas partes do mundo. Com o tema “Processos, Tradição e Inovação”, a temática girou em torno dos processos da cozinha e da gastronomia no âmbito da ciência dentro da indústria dos alimentos, confeitaria, panificação e produtos específicos, como as bebidas, pautado na saudabilidade e sustentabilidade. 

Landi afirmou que estudar ciência em conjunto com a gastronomia é importante para a compreensão das transformações que ocorrem no alimento ao cozinhar. “Gastronomia é ciência, história, arte e cultura, é negócio! Um profissional formado em gastronomia deve ter embasamento teórico e técnico, com inovação, responsabilidade ambiental e criatividade”. Ela também apontou que o curso da UPM trabalha todas estas temáticas para formar um aluno de excelência e com olhar inovador. 

Além dela, representantes brasileiros também estiveram presentes no evento, com uma delegação presidida pela jornalista e pesquisadora da cultura alimentar indígena e amazônica, Denise Rohnelt de Araujo (RR); a CEO da empresa paraense Manioca, Joanna Martins (PA); o biólogo especializado em cogumelos e trufas, Marcelo Sulzbacher (RS); as confeiteiras paulistas Joyce Galvão, autora do livro “A química dos bolos”, e Giuliana Cupini que trabalha com neuroconfeitaria.