Nossos Talentos

Mackenzista estudará em instituto automotivo de universidade dos EUA

Aluno de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie fará mestrado no exterior

24.02.202110h52 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista estudará em instituto automotivo de universidade dos EUA

Ser um mackenzista é ter portas abertas em lugares de destaque, no Brasil e no mundo. Jonatas Ribas Santos, recém formado em Engenharia de Produção no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), do campus Campinas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), fará mestrado no Clemson University International Center for Automotive Research, instituição localizada nos Estados Unidos e que realiza pesquisas de destaque no setor automotivo.

“Os dias que antecederam o recebimento da carta de admissão foram bastante intensos para mim. Sou muito grato a todas as pessoas que estiveram comigo e me ajudaram nessa etapa, isso não seria possível sem elas”, afirma o estudante, que pretende trabalhar na indústria automotiva, com desenvolvimento e design de veículos. 

No EUA, Santos irá estudar Engenharia Automotiva, com foco na visualização geral dos sistemas mecânicos e elétricos que compõem um automóvel, seus materiais, performance, aerodinâmica e design. “Minha intenção é focar meus estudos nas tecnologias do futuro para manufatura de veículos elétricos, pois pretendo voltar ao Brasil e trazer comigo uma bagagem de conhecimentos que auxiliem o desenvolvimento dessas tecnologias em nosso país”, indica. 

O curso durará no mínimo dois anos e meio. Deste período, seis meses serão voltados para estágio no programa da Universidade Clemson, chamado Deep Orange, no qual alunos têm a oportunidade de trabalhar diretamente com parceiros da indústria e vivenciar todas as fases do processo de desenvolvimento automotivo.

Para o engenheiro, o CCT da UPM teve uma importância fundamental para sua conquista. “O Mackenzie contribuiu com inúmeras oportunidades de aprendizado que foram determinantes no meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Além disso, o ensino diferenciado, com professores extremamente qualificados, me garantiram a bagagem técnica necessária para encarar esse desafio”, destaca ele.

A professora do CCT, Suelene Piva, que foi orientadora no Trabalho de Conclusão de Curso de Santos, acredita que a conquista do engenheiro evidencia a qualidade do ensino da Instituição, abrindo diversas possibilidades para os alunos. “Os egressos da nossa Universidade Presbiteriana Mackenzie estão aptos para irem tanto para o mercado de trabalho como para construírem uma carreira de pesquisa e atuarem no estado da arte e da inovação”, afirma a docente. 

Suelene teve um papel importante no processo de obtenção da vaga de Santos em Clemson também. Foi ela quem redigiu a carta de recomendação na qual aponta as diversas qualidades dele como pesquisador. “Eu o considero uma pessoa com um grande potencial acadêmico e profissional, e de grande valia para qualquer universidade, ele tem uma excelente base técnica, é seguro em suas decisões, resiliente diante de dificuldades e visionário em seus propósitos”, assinala a professora. 

“Este grande resultado obtido por um egresso do CCT é de grande valia para a validação e confirmação da alta qualidade do ensino acadêmico realizado em nossa Universidade. O fato premia e reconhece também, de certa forma, os trabalhos de internacionalização realizados na unidade ao longo dos últimos anos”, conclui a docente.