Para Sempre Mackenzista

Em dois anos de gestão, Reitoria incentiva internacionalização, oferece bolsas e apoia carreiras

À frente da Universidade, Marco Tullio pontua ações da UPM para benefício dos seus estudantes

09.05.202212h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Em dois anos de gestão, Reitoria incentiva internacionalização, oferece bolsas e apoia carreiras

No dia 11 de abril, em reunião solene do Conselho Universitário (CONSU), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) celebrou os seus 70 anos desde que foi reconhecida como universidade. Nesta série de matérias a respeito da UPM, o reitor, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, fala um pouco a respeito da história da instituição, bem como de sua trajetória à frente da Reitoria nestes dois anos de gestão. Aqui ele trata especificamente das principais contribuições da Universidade para seus alunos neste período, com medidas que apoiam os estudantes e conferem mais solidez ao dia a dia dos mackenzistas. Confira

Benefício Conectividade

Em 2020, em meio à pandemia da covid-19, as aulas presenciais foram canceladas. Todo o ensino foi para o ambiente virtual, mas nem todos os alunos tinham acesso a uma internet de qualidade, por isso, a Universidade disponibilizou chips com pacote de dados 40GB para alunos bolsistas e prounistas dos campi Alphaville, Campinas e Higienópolis acompanharem todas as atividades.;

O Benefício Conectividade foi mais um investimento da Universidade, com apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), para garantir a qualidade de ensino, mesmo com todas as adversidades impostas pela pandemia.

Mackenzie Carreiras

Quando se trata de oferecer alternativas e oportunidades para o crescimento e desenvolvimento de seus alunos, a UPM não mede esforços. Marco Tullio destaca um dos projetos mais importantes no incentivo ao início da vida profissional dos estudantes, o Mackenzie Carreiras – um espaço para conectar alunos e empresas parceiras, com informações sobre vagas, conteúdos úteis aos estudantes e ferramentas que auxiliam na questão documental de estágios.

O programa é realizado em um esforço conjunto do Mackenzie Soluções, área de negócios do IPM, junto à Coordenadoria de Desenvolvimento Discente (CDD) da Universidade. “Nossa empregabilidade já é muito boa, mas esse não é um motivo para nos acomodarmos. O Mackenzie Carreiras é um trabalho maior do que apenas a plataforma, temos equipes na Reitoria e unidades acadêmicas que fazem orientações aos alunos sobre a trajetória de vida e a carreira acadêmica, ampliando opções e fortalecendo habilidades no campo da comunicação, das línguas estrangeiras, de cursos da área de TI e muito mais”, afirma o reitor.

Dessa forma, o projeto prevê que tutores ajudarão o aluno durante sua estada na UPM, sugerindo uma especialização, indicando um mestrado ou doutorado acadêmico, profissional etc. “O Mackenzie Carreiras veio para ficar e fortalecer o que de melhor já temos”, adiciona Marco Tullio.

EducationUSA

A internacionalização é uma das principais preocupações do Mackenzie, afinal, interagir com outras culturas auxilia na formação profissional e pessoal dos universitários, por isso, a UPM, por meio de sua Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), firmou uma parceria com o órgão oficial do governo norte-americano para estudos dos Estados Unidos, o EducationUSA. Já pensou ter uma ajuda específica para procurar cursos de curta e longa duração fora do país? Esse é o trabalho do EducationUSA.

Os mackenzistas podem participar de diversos eventos gratuitos, grupos de conversação, além de ter o apoio de uma equipe responsável por tirar dúvidas relacionadas às viagens acadêmicas para o país norte-americano. “A melhoria na atuação da Cooperação Internacional é um dos nossos focos. Uma Universidade duradoura, no mundo globalizado, tem de estar próxima de outras instituições”, aponta o reitor.

Sistema Avalia

Nesses dois anos de enfrentamento da pandemia, a Universidade implantou o Sistema Avalia - antes aplicado apenas em três cursos, mas agora em expansão para os demais. A plataforma acompanha os componentes curriculares de seus cursos e os alunos são submetidos a avaliações diferentes das aplicadas pelos professores. Ou seja, a Instituição consegue acompanhar o desempenho do estudante e entender seu nível de aprendizagem, comparando com o conteúdo passado em sala de aula. 

Além disso, é possível identificar o comportamento do aluno com relação aos demais estudantes e entender qual componente curricular ele tem melhor performance. O professor também é avaliado dentro da plataforma, já que, a partir desses dados, enxerga-se a atuação do professor em turmas diferentes, ou professores diferentes na mesma disciplina. Segundo o reitor, essa gestão pedagógica de monitoramento do aprendizado do estudante é fundamental e considerada um marco para a Universidade. 

Programa Mackenzie Pra Você

No final de 2021, a Universidade criou o programa Mackenzie Pra Você, que concede bolsas para alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública e desejam estudar com a gente. A seleção é feita a partir do resultado do Processo Seletivo dos campi Alphaville, Campinas e Higienópolis e a avaliação de outros requisitos. Cada curso tem um número de bolsas disponíveis e benefícios que variam de 30% a 50%.

Avaliação Diagnóstica

Os mackenzistas recém-chegados à graduação têm a possibilidade de passar por uma avaliação diagnóstica, por meio de um teste de raciocínio lógico e de interpretação de texto. Caso o aluno tenha um baixo desempenho, a Universidade oferece cursos gratuitos para suprir tal dificuldade. Dessa forma, o coordenador de cada curso entende qual é o nível de conhecimento dos calouros e qual ação pedagógica pode ser tomada para que a caminhada no ambiente universitário seja mais produtiva. No fim do semestre, o exame pode ser é refeito e, assim, é possível identificar se houve uma melhora.

“Queremos diminuir a retenção por reprovação. O desejo é que o aluno vença as etapas do curso, que se sinta contente, autoconfiante e preparado, por isso os apoiamos de diversas formas”, completa Marco Tullio.