Criança sentada na mesa da sala de aula fazendo experimentos
Atualidades

Colégio Mackenzie coloca em prática a Cultura Maker

Laboratórios com tecnologias são fornecidos para os estudantes aprenderem na prática

18.11.202115h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Mackenzie coloca em prática a Cultura Maker

A Cultura Maker, presente nas unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), se baseia na ideia de que qualquer pessoa pode construir, modificar ou consertar objetos para uso próprio. De um modo geral, os estudantes encontram soluções para problemas do cotidiano e os desenvolvem ou os aperfeiçoam na prática, a partir do conhecimento e de ferramentas disponíveis.

De acordo com a coordenadora de Tecnologia Educacional do CPM São Paulo, Débora Valleta, o espaço Maker é um laboratório dentro da escola que possui tecnologias com diferentes finalidades para construir e criar produtos ou serviços, incentivando a cultura de inovação e a criatividade. Nesse sentido, os estudantes mackenzistas aprendem na prática, os conceitos teóricos discutidos durante as aulas do currículo de tecnologia educacional.

Na sala de aula, o professor oferece aos estudantes a oportunidade de colocar a ‘mão na massa’ para que desenvolvam suas ideias e produzam protótipos. “É nesses espaços de experimentação que tornamos visível o aprendizado dos estudantes, a partir das soluções propostas por eles mesmos”, acrescenta Débora Valleta.

O espaço Maker contém vários tipos de tecnologias: a fabricação digital, com impressoras 3D, cortadora a laser e Sillouete; parte elétrica e eletrônica com arduino, protoboard, LED, ferro de solda; itens de uso de madeira ou ferro como o martelo e o serrote; papelaria em geral, com post-it, papelão, canetinhas e itens para segurança do usuário e do local, como luvas, óculos de proteção, extintores de incêndio, entre outros.

Vale destacar que há um movimento entre as unidades do CPM para fomentar a Cultura Maker em prol da aprendizagem significativa dos estudantes mackenzistas. Um exemplo foi a Mostra do Conhecimento na unidade São Paulo, que teve como tema Aluno mackenzista em busca de soluções para um mundo melhor.

“Todos os estudantes do CPM São Paulo, em diferentes etapas escolares apresentaram suas ideias em forma de protótipos, ou seja, produziram ‘algo’ virtual ou concreto com suas próprias mãos, selecionando materiais e ferramentas disponíveis no espaço Maker com criatividade, em prol do amor ao próximo”, finaliza.

Salmos 90:17 ARA
Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.