Eventos

Políticas da Transição Energética no Brasil e no mundo é tema de evento inaugural no Mackenzie

CEMAPI realizará discussão sobre implicações legais e questões regulatórias da transição energética

11.05.202318h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Políticas da Transição Energética no Brasil e no mundo é tema de evento inaugural no Mackenzie

O Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Integridade (Mackenzie Integridade - CEMAPI), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), promove o evento inaugural do Projeto de Pesquisa em Governança Energética e Políticas Públicas, no dia 18 de maio, das 08h30 às 12h30. Os painéis irão debater sobre o cenário jurídico e regulatório da transição energética, bem como as políticas públicas de fomento a investimentos e financiamentos do novo mercado.

A conferência magna será apresentada, remotamente, com tradução simultânea, pelo fundador do Sabin Center de Mudanças Climáticas da Universidade de Columbia, professor Michael Gerrard. Além dele, diversas autoridades públicas e empresariais estão confirmadas como o secretário nacional substituto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Renato Dutra; a diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agnes Costa; e o chefe geral da Embrapa AgroEnergia,  Alexandre Alonso.

O foco da pesquisa é determinar como as políticas públicas podem ser elaboradas de modo a fomentar a transição energética limpa e a modernização da infraestrutura energética, principal ponto de estrangulamento apontado pelos relatórios da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e de agências internacionais especializadas. Os investimentos necessários são vultosos e exigem uma maior sinergia entre o poder público e a iniciativa privada, inclusive com financiamentos internacionais e a participação de bancos de desenvolvimento multilaterais.

A transição energética, parte do processo de descarbonização da economia, é realidade que se estenderá para as próximas décadas. Novas rotas de produção industrial, inovações tecnológicas, de informação e pressões geopolíticas são alguns exemplos das transformações que já exigem competências específicas dos profissionais das mais diversas ciências. Nesse cenário, novas competências e habilidades específicas precisam ser oferecidas e estimuladas para que o país possa se tornar competitivo e melhorar o ambiente de negócios e o fortalecimento da indústria.

Serviço
Projeto de Pesquisa em Governança Energética e Políticas Públicas
Data:
18 de maio, quinta-feira
Horário: às 08h30