Economia

Mack Integridade debate soluções para o aproveitamento de resíduos urbanos

Especialista compartilhou soluções desenvolvidas para substituir o uso de energias não renováveis na indústria 

24.08.202314h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mack Integridade debate soluções para o aproveitamento de resíduos urbanos

Na última segunda-feira, 21 de agosto, o Centro Mackenzie de Estudos Avançados em Políticas Públicas e de Integridade (Mack Integridade) realizou mais um evento da série Diálogos de Transição Energética, com a palestra ministrada pelo engenheiro ambiental e coordenador de Valorização de Resíduos da Solví, Thiago Villas Bôas, sobre o tema Aproveitamento Energético de Resíduos Urbanos

“Estamos numa série de palestras que servem para conversarmos sobre políticas públicas e governança dentro da transição energética no Brasil. Queremos verificar onde podemos ter um crescimento econômico e um cuidado socioambiental”, explicou a coordenadora do Mack Integridade, Cácia Pimentel. 

Em seguida, o professor de Engenharia de Materiais e Nanotecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Max Filipe, explicou a importância da presença do palestrante: 

“Thiago é fruto de uma parceria iniciada em 2020. Ele trabalha na Solví, que se tornou parceira da matéria que leciono, Logística Reversa, na qual apresento uma empresa aos alunos e eles desenvolvem uma solução. Com isso, eles têm contato com o problema real, que expõem para a empresa e para o mercado como um todo”, disse. 

Durante sua palestra, Villas Bôas explicou que o conceito de resíduo pode ser definido, tecnicamente, como qualquer material produzido pela atividade humana.  De modo geral, é chamado de lixo, por ter baixo ou nenhum valor econômico, mas que pode ter valor para outro processo ou empresa. Dentre os resíduos, existem categorias: sólidos, como os domésticos, e urbanos, como os produzidos pelas áreas públicas.  

Segundo o especialista, à medida que a renda dos países cresce, os lixões diminuem. “Cruzando o Panorama de Resíduos do Brasil com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, podemos perceber que apenas 2,2% dos resíduos sólidos gerados no Brasil são reciclados, 0,5% é compostado, e 97,3% vão para disposição final, sendo que 40% disso é feito de forma inadequada, gerando mais de 2 mil lixões”, analisou.  

Para ele, a solução para esse problema deve partir da destinação adequada e da valorização dos resíduos. Ele explica que a tecnologia para recuperação da energia dos resíduos já é bem consolidada nacionalmente. Neste sentido, existem muitas soluções desenvolvidas para substituir fontes de energias sujas, como por exemplo o biogás, que é o mais amadurecido no país. “40 aterros no Brasil aproveitam energeticamente o biogás para gerar energia elétrica, ou transformar o metano em combustível”, destacou. 

Segundo Villas Bôas, a maior planta de biogás de aterros sanitários da América Latina está localizada em Caieiras, no estado de São Paulo, com previsão para iniciar o funcionamento em 2024.  

O especialista afirmou que, no momento, investir na produção de biometano é um salto de investimento muito grande para o setor, já que essa solução se relaciona diretamente com a substituição do gás natural, que pode ser usado em termos veiculares ou na indústria. 

Ao final do evento, a coordenadora do Mack Integridade frisou sobre a urgência de se pensar em como resolver esses problemas socioambientais, juntamente com o crescimento econômico. 

Sobre a Solví 
A Solví é uma das maiores empresas com soluções ambientais, que trabalha com conceções públicas, resíduos ambientais, tratamento/destinação de resíduos e geração energética.