Eventos

Faculdade de Computação e Informática promove abertura da Semana da Tecnologia e Inovação

Empresa IBM participou da palestra sobre Tecnologias Emergentes

06.10.202214h50 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade de Computação e Informática promove abertura da Semana da Tecnologia e Inovação

Semana da Tecnologia e Inovação, da Faculdade de Computação e Informática (FCI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), começou na manhã do dia 03 de outubro, com a palestra de abertura sobre o tema Tecnologias Emergentes, dada pelo consultor de gamificação e líder de inovação da IBM, Kevin Talarico.

Kevin começou sua palestra questionando os alunos sobre “o que é tecnologia?”. Segundo ele, a tecnologia não é uma coisa só e é composta por métodos, técnicas, processos e habilidades. Ele também apresentou uma pesquisa Research 5-in-5 da IBM, que projeta tendências relacionadas à tecnologia e impacto no meio ambiente. 

Entre as previsões para os próximos cinco anos estão: conversão de CO2; fixação de nitrogênio; energias renováveis; e antivirais. “Têm três tecnologias, que já existem hoje, mas que se aplicarmos de uma forma inteligente e utilizarmos em prol da inovação, conseguimos resolver essas quatro tendências”, disse Kevin.

Segundo apontou Kevin, as três tecnologias para possíveis soluções das tendências, a partir da recente pesquisa, são Processamento de Linguagem Natural, ou aprendizagem de máquina; Computação quântica com Inteligência Artificial (IA); e Blockchain e Zero Trust.

“Através da aprendizagem de máquinas, conseguimos criar Inteligências Artificiais que conseguem ler a documentação de pesquisas científicas. Isso aceleraria o ciclo de inovação da ciência no mundo”, afirmou Kevin Talarico sobre uma das tecnologias.

Em sua fala de abertura, a diretora da FCI, professora Daniela Vieira Cunha, disse ser uma semana de muito aprendizado e palestras com temas atuais para os alunos. Já a professora responsável pelo evento, Kassya RigoIon de Andrade, destacou a importância do contato com as empresas. “Em sala de aula, eles escutam a teoria. Aqui, escutam profissionais do mercado que lidam com as tecnologias e entendem, realmente, a prática”, disse a professora Kassya.