Encontro de Cuidados Paliativos reúne especialistas no HUEM

Lema do serviço é “curar quando possível; aliviar quando necessário; confortar sempre”

04.09.202316h57 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Encontro de Cuidados Paliativos reúne especialistas no HUEM

Em comemoração aos três anos de serviço no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), no dia 1º de setembro aconteceu o 1º Encontro dos Cuidados Paliativos Perinatal e Pediátricos. O evento reuniu especialistas de diferentes hospitais, universidades e instituições ligadas à saúde.

“Precisamos falar mais de cuidados paliativos. O objetivo dessa especialidade é melhorar a qualidade de vida do paciente e sua família diante do processo de adoecimento. Vivemos uma pediatria que precisa aprender, cada vez mais, a cuidar de crianças com doenças crônicas, complexas, por vezes incuráveis e ameaçadoras da vida”, destaca a Dra. Andréia Franco, coordenadora dos Cuidados Paliativos Perinatal e Pediátricos do HUEM.

A abertura do evento foi realizada pela capelã do HUEM, Elenice Barros, integrante das equipes de cuidados paliativos da instituição. Em seguida, o diretor geral, Dr. Tiago Tormen, e o diretor técnico, Dr. Gilberto Pascolat, deram as boas vindas aos participantes. A primeira palestra ficou por conta da Dra. Andréia Franco, uma das organizadoras do encontro.

“Crianças e famílias em situações como essas experimentam um sofrimento inigualável. Temos que ter o compromisso de aliviar esse fardo", disse Dra. Andréia, que fez um balanço dos três anos de atuação do serviço no HUEM.

Palestras

Na sequência, foi a vez da médica anestesiologista, Dra. Úrsula Guirro, especializada em dor e em medicina paliativa pela Associação Médica Brasileira. “Estudos mostram que os recursos estão mal distribuídos no que diz respeito aos cuidados paliativos. É necessário disseminar mais equipes para as cidades menores, onde os pacientes e famílias têm as mesmas demandas de quem vive em grandes centros”, disse.

Dra. Rafaela Wagner, médica pediatra e reumatologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, falou em seguida sobre o tema autonomia do adolescente. “A autonomia pediátrica é condicionada, compartilhada entre os pais, a criança e os profissionais de saúde. Para lidar com isso é fundamental que tenhamos qualidade técnica nas equipes”, ressaltou.

A psicóloga da equipe de Cuidados Paliativos infantis do HUEM, Eliziana Marques da Paixão, destacou em sua palestra a intenção de garantir o acolhimento dos pacientes. “Durante um internamento, tentar aproximar ao máximo ao que o paciente tinha em casa, seja na comida, hábitos ou costumes pode ajudar bastante no bem-estar”, afirmou.

Outros participantes

O evento contou com 60 inscritos, incluindo público interno e externo, e promoveu a troca de experiências entre os palestrantes, com mesas de discussão. Entre os participantes estavam o Dr. André Luis do Carmo, médico neuropediatra e coordenador da Comissão de Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital de Clínicas da UFPR; Alcione Andrade, educadora parental; Sandra Ribeiro Lopes, professora e pesquisadora das áreas de Psicologia Clínica e da Saúde do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Também apresentaram seus trabalhos Dra. Larissa Madruga Monteiro, da equipe de Cuidados Paliativos Pediátricos e Perinatal do HUEM; Dra. Patrícia Piper, que atua na assistência psiquiátrica e obstétrica integral ao ciclo gravídico puerperal; Eliane Cagé, voluntária da equipe de cuidados paliativos pediátricos e perinatal do HUEM; Fernanda Yud, psicóloga hospitalar no HUEM; Dra. Marina Saad Francisco, especialista em ginecologia e obstetrícia; e Dra Gislayne Nieto, pediatra e neonatologista, professora na Universidade Positivo e vice-presidente do Departamento Cientifico de Neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria.

Marco

O 1º Encontro dos Cuidados Paliativos Perinatal e Pediátricos no HUEM foi um marco na promoção do conhecimento e na conscientização sobre a importância dos cuidados paliativos perinatal e pediátricos. A troca de experiências e o compromisso de aliviar o sofrimento de pacientes pediátricos e suas famílias são passos fundamentais em direção a uma medicina mais humana e eficaz.

“Atingimos o objetivo de juntar profissionais de diferentes hospitais e disseminar conhecimento. Fico muito feliz e orgulhosa por fazer parte da construção e aplicabilidade desse serviço na instituição e na cidade. A equipe de cuidados paliativos pediátricos e perinatal do HUEM está de parabéns. Um time competente, dedicado e que há três anos contribui muito no cuidado infantil”, salientou Dra. Andréia Franco.