Profissionais do HUEM se destacam em eventos de diferentes especialidades

Reconhecimento em eventos com os maiores especialistas do país reafirma o compromisso do hospital na busca por melhorias constantes

31.08.202315h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Profissionais do HUEM se destacam em eventos de diferentes especialidades

Três relevantes eventos na área da saúde, realizados no final de agosto, contaram com um elemento em comum: o destaque para profissionais do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) em diferentes especialidades, o que demonstra o comprometimento da instituição com a excelência em diversas áreas de atuação.

Realizado em Brasília entre os dias 21 e 25 de agosto, o XI Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FAFF 2023), contou com renomados profissionais da área em nível nacional e internacional.

Durante o fórum, a implantação do serviço de Pesquisa Clínica do HUEM foi classificada entre os 10 melhores projetos do país na categoria gestão. A pesquisa foi apresentada na capital federal pela colaboradora Nathalia de Medeiros, gerente de Ensino e Pesquisa. O projeto contou também com a participação da médica Dra. Fernanda Ronchi, responsável pelo Centro de Pesquisas do HUEM, e de Beatriz Franciele Lorenzon, analista de pesquisa. 

O reconhecimento em um evento com os maiores especialistas do país reafirma o compromisso do hospital na busca por melhorias constantes. No ambiente de um hospital universitário, a pesquisa clínica impulsiona o desenvolvimento de novos pesquisadores e também ajuda a aprimorar os serviços de saúde oferecidos.

Atualmente, o Hospital Mackenzie conta com 12 pesquisas em recrutamento, com 37 pacientes incluídos, de quatro diferentes especialidades.

Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva

Curitiba sediou, entre os dias 23 e 26 de agosto, o XIX Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva, organizado pela Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa).

Diversos profissionais do HUEM participaram do evento, entre palestras, colóquios ou fazendo moderação nas mesas de debate. Um dos palestrantes foi o diretor geral, Dr. Tiago Tormen, que abordou o tema “Indicações de hemoderivados no paciente onco-hematológico”. 

Coordenadora da UTI Pediátrica do Hospital Mackenzie, a Dra. Mariana Digiovanni também faz parte da diretoria da Sotipa e foi uma das organizadoras do Congresso, além de ministrar palestra e participar de colóquios.

Outros profissionais do HUEM enriqueceram o evento com sua expertise em palestras, mesas redondas e colóquios, abordando temas variados dentro da medicina intensiva: Dr. Wendell Paiva Vita, médico intensivista pediátrico; Dr. João Telles, infectologista; Dra Andreia Franco, médica paliativista pediátrica; Dr. Carlos Naufel, cirurgião trauma; Joelmy Beleza, fisioterapeuta intensivista pediátrico; Caroline Carsten, enfermagem, e a residente Samiria Sfair de Oliveira.

Certificação do Programa Mama Nenê

No dia 28 de agosto, a Prefeitura de Curitiba promoveu um evento para certificar os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) participantes do Programa Mama Nenê. A certificação reconheceu 232 instituições que oferecem espaços de amamentação e lactários. 

A supervisora do Banco de Leite Humano do HUEM, Ana Lúcia dos Anjos, foi convidada a palestrar sobre o trabalho referência que é realizado no hospital. Ela apresentou as iniciativas de apoio ao aleitamento materno, incluindo a sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, coleta de leite humano doado e as oficinas para gestantes. 

Ana Lúcia falou para um público de 1500 pessoas, formado por diretores, pedagogos, professores e familiares dos CMEIs participantes do programa. Ela ressaltou a importância do compromisso contínuo do HUEM em promover a amamentação e apoiar as mães que trabalham.

Os destaques, em eventos de diferentes especialidades na área da saúde, demonstram a contribuição significativa dos profissionais do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie para avanços contínuos na área da saúde. O trabalho do hospital influencia positivamente tanto a comunidade médica quanto a sociedade em geral. A missão de educar e cuidar norteia as ações de nossa instituição.