Ovelhas encantam crianças na pediatria do Hospital Mackenzie

Terapia Assistida por Animais auxilia na redução da ansiedade, do estresse, possibilita maior motivação

28.08.202316h04 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Ovelhas encantam crianças na pediatria do Hospital Mackenzie

A sexta-feira, 25 de agosto, ficou marcada por uma iniciativa pioneira no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Em vez das costumeiras visitas mensais de cães e gatos, as crianças da ala pediátrica tiveram uma surpresa por meio do projeto Amigo Bicho: a presença de três ovelhas nos corredores do hospital.

Os pequenos pacientes, suas famílias e a equipe hospitalar foram tomadas por um verdadeiro encantamento. A terapia assistida por animais proporciona experiências diferenciadas no âmbito hospitalar, o que favorece o tratamento das crianças, como explica o pediatra Dr. Gilberto Pascolat, que é diretor técnico do HUEM.

“Internamento é algo estressante para as crianças, pois elas estão fora do ambiente onde estão acostumadas, precisando fazer muitas medicações, o que acaba sendo sofrido. Fazemos o possível para amenizar essa situação, e observamos que a presença de animais melhora bastante o humor das crianças. Isso auxilia no tratamento, elas melhoram muito mais rápido”, destaca Pascolat.

O objetivo das visitas é estimular a socialização entre profissionais da saúde, pacientes e familiares, por meio do contato com animais dóceis e que tenham boa convivência com humanos.

Terapia Assistida por Animais

A hospitalização, principalmente para as crianças, pode gerar insegurança e medo, devido a mudanças na rotina, afastamento de casa e da família. Esses fatores podem interferir nos tratamentos.

A Terapia Assistida por Animais auxilia na redução da ansiedade, do estresse, possibilita maior motivação, uma vez que a interação humana com animais libera dopamina – neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade.

Os estímulos provocados pela interação com os animais auxiliam no acolhimento dos pacientes pediátricos, o que diminui os impactos da hospitalização. As visitas deixam o ambiente hospitalar mais descontraído e facilitam a comunicação dos colaboradores do Hospital com os pacientes e familiares.

Patrícia Batista estava com sua filha Cecília, de 5 anos, internada na ala pediátrica do HUEM, em virtude de uma pneumonia. Ela descreve como foi a interação da menina com a ovelha.

“Ela estava meio debilitada, tristinha com toda a situação, a cada hora é uma injeção, um medicamento. Eu achei muito bacana essa iniciativa, deu pra perceber que ela ficou mais alegre, mais animada, depois de interagir com a ovelha”, ressalta a mãe.

O paciente Marlon Justo, 13 anos, ficou emocionado após dar um abraço na ovelha chamada Côco. “Foi incrível, dei até um abraço nela. Achei ela muito fofinha, muito mansa. Eu senti muita firmeza, muita fofura no meu coração quando eu abracei ela. É chato ficar no hospital, mas quando vem um animalzinho a gente fica feliz”, disse.

Ovelhas

As ovelhas envolvidas na visita são provenientes de fazendas com excelente condição sanitária, todas vacinadas e em uma fase jovem da vida, o que significa que não representam nenhum risco de doenças para os seres humanos, segundo a médica veterinária Maria Christine Cintra, responsável pelas ovelhas.

“Já conhecia a atuação da ONG Amigo Bicho e como eu trabalho com ovinos e caprinos, verifiquei que alguns animais têm aptidão para estar perto do ser humano. Daí surgiu a ideia de trazer as ovelhas. É uma atividade prazerosa para o humano e também para o animal que tem um comportamento mais dócil”, afirma Christine.

O Hospital Mackenzie reafirma seu compromisso com o cuidado integral de seus pacientes, não apenas em termos médicos, mas também em proporcionar momentos de alegria e conexão. A presença das ovelhas do Projeto Amigo Bicho é um exemplo desse compromisso, ao levar conforto e esperança às crianças em um momento delicado.