Universidade

Curso de curta duração do Programa Exchanging Hemispheres discute Direito da Saúde

Tópicos de bioética e saúde pública serão debatidos na formação que contará com participações internacionais

16.12.202013h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Curso de curta duração do Programa Exchanging Hemispheres discute Direito da Saúde

Na primeira semana de fevereiro, entre os dias 01 e 05, será realizado o curso de curta duração Contemporary Issues in Medicine and Law, realizado pela da Faculdade de Direito (FDir), por meio do programa Exchanging Hemispheres, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). As aulas discutirão questão legais da medicina moderna e contarão com a participação de docentes de instituições internacionais. 

Voltado para estudantes de Direito e advogados, o curso pretende examinar o envolvimento da lei com a medicina, com uma apreciação crítica das dificuldades legais e éticas levantadas pelas práticas médicas da modernidade. As aulas discutirão diversos assuntos, que vão desde o direito à saúde pública até a bioética, em tópicos como consentimento informado, confidencialidade médica, objeção de consciência em cuidados de saúde, tecnologia reprodutiva e vários outros. 

“Ações de capacitação internacional permitem que o estudante desenvolva as competências interculturais, o conjunto de habilidades e atitudes como comunicabilidade, flexibilidade, adaptabilidade, empatia, gestão de conflitos e negociação, que se desenvolvem em contextos em que os indivíduos, de países distintos, não apenas se diferenciam em relação ao seu idioma, como também quanto a aspectos culturais e ideológicos”, explica o coordenador da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), professor Pedro Buck.

Antes de cada aula, será disponibilizada uma lista de leituras obrigatórias e a nota final será dividida entre participação e trabalho de pesquisa. As aulas serão ministradas em inglês. “O resultado, ao final, é a capacitação internacional do estudante, com competências profissionais apreciadas por um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado”, conclui Buck.

Os professores que ministrarão as aulas são: Jose Geraldo Romanello Bueno, da UPM; Alessandro Palmieri, da University of Siena, Itália; Anna Rataj, da Jagiellonian University in Krakow, Polônia; Marlena Jankowska Augustyn, da University of Silesia in Katowice, Polônia; Pawel Kowalski, da SWPS University of Social Sciences and Humanities in Warsaw, Polônia; Václav Šmejkal, da Skoda Auto University, Mladá Boleslav, República Tcheca; Wojciech Banczyk, da University of Osnabrück, Alemanha. 

Fique atento que as inscrições serão abertas em breve!