
22.01.2026 - EM
Você já parou para pensar que aquele curso de culinária aos finais de semana ou o treino de corrida antes do expediente podem ser o segredo do seu sucesso profissional? Atividades extracurriculares, que englobam desde hobbies criativos e esportes até voluntariado e cursos de idiomas, desempenham um papel vital na formação de um repertório humano. Ao sair da zona de conforto, desenvolvemos as chamadas soft skills, como resiliência, adaptabilidade e pensamento crítico, que são transferidas diretamente para o nosso dia a dia na empresa.
Conversamos com a professora de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Aline Martins, que afirma que “as atividades que mais agregam valor são as que funcionam como laboratórios de competências comportamentais que nem sempre conseguimo treinar em frente ao computador. Os esportes coletivos, por exemplo, são excelentes para desenvolver a resiliência, o sentido de colaboração e a capacidade de lidar com vitórias e derrotas de maneira equilibrada”.s
Quando nos dedicamos a algo por puro entusiasmo ou amor, reduzimos os níveis de estresse. Segundo a docente, “o cérebro entra no chamado estado de fluxo, um nível de concentração profunda que nos desconecta das preocupações rotineiras e reduz drasticamente os níveis de cortisol, o hormônio do estresse”. Ao retornar ao trabalho após essa desconexão, o profissional apresenta maior clareza mental, foco renovado e uma disposição muito maior para a execução de tarefas.
Uma trajetória não é feita apenas de entregas e metas, mas da soma de todas as experiências que moldam quem você é. Incentivar a busca por interesses fora do escopo do trabalho não é apenas uma questão de bem-estar, mas sim um investimento pessoal. “Quando um indivíduo diversifica suas fontes de realização pessoal, ele deixa de depositar toda a sua identidade e autoestima apenas no sucesso profissional”, afirma a professora de pedagogia Aline Martins.
Portanto, que tal olhar para aquele projeto antigo ou para um novo interesse com mais carinho nesta semana? Seja aprendendo um novo instrumento, participando de uma causa social ou estudando um tema inusitado, cada minuto dedicado ao seu desenvolvimento pessoal reflete na sua confiança e na qualidade das suas conexões aqui dentro. Afinal, grandes profissionais são, antes de tudo, pessoas curiosas e em constante movimento.




