03.01.2023

Comunicação - Marketing Mackenzie


Solicitação do visto:

No caso de uma permanência que exceda noventa dias é necessário um visto de estudo ou uma autorização de permanência para estudos. Se a estadia por estudos não exceder os 6 meses, o visto é válido para toda a estadia e não é necessário obter um Cartão de Identidade de Estrangeiro.

Os documentos necessários para a retirada do visto são:

  1. Formulário de pedido de visto devidamente preenchido pelo estudante. Com uma fotografia recente, de tamanho 3x4, colorida, tirada de frente e com fundo branco, que você deve colocar e colar no formulário. Escreva claramente seu endereço completo (incluindo CEP, Estado Brasileiro, e-mail e telefone), seu documento de identidade e data prevista da viagem, assim como as datas de início e término do curso acadêmico.
  2. Fotografia à cor recente com fundo claro
  3. Passaporte válido e em vigor por todo o período da estadia prevista, deve estar acompanhado de uma cópia A4 da página com os dados biográficos e deve ter, pelo menos, duas páginas em branco.
  4. R.G ou RNE (original e uma cópia A4) com una validade mínima de 180 dias após a finalização do visto solicitado.
  5. Prova de admissão para a atividade de estudos (Carta de aceitação)
  6. Comprovação de renda: Cópia de Declaração de Imposto de Renda, Extratos de contas bancárias dos três últimos meses assinados e carimbados pelo banco (original e uma cópia A4) de: Conta corrente, Conta poupança, Conta de investimentos.
  7. Comprovante do seu seguro saúde
  8. Certificado de registo criminal para estadas superiores a 180 dias.
  9. Atestado médico para estadas superiores a 180 dias.
  10. Prova da residência no território consular, ou a frequência em estudos presenciais no território consular.
  11. Pagamento da taxa de visto (80 euros).

Você pode encontrar informações mais detalhadas na página a seguir.

 

Procedimento:

O visto deve ser solicitado pessoalmente pelo interessado com antecedência em relação ao início dos estudos no Consulado Geral da Espanha mediante agendamento prévio. O interessado receberá do Consulado um comprovante da solicitação com um código que permita acompanhar o estão do processo através do link: https://sutramiteconsular.maec.es​/Home.aspx. Na ocasião de documentos em falta, o Consulado poderá solicitar ao interessado que regularize a situação apresentando os documentos necessários para solução do pedido, assim como chamar o interessado para uma entrevista pessoal. O prazo para a decisão é de 1 mês a contar do dia seguinte à data da solicitação, podendo ser estendido no caso de solicitação de documentos adicionais ou entrevista.

Após a emissão, a retirada deve ser realizada pelo interessado no prazo máximo de 2 meses a contar do dia seguinte ao resultado positivo. O Consulado informará o interessado sobre o procedimento para a entrega do passaporte e da documentação original.

Se a estadia for superior a 6 meses, o visto é válido para 90 dias de estadia. O estudante deve solicitar um Cartão de Identidade de Estrangeiro, no prazo de 1 mês a contar da sua entrada na Espanha, no serviço no Serviço de Estrangeiros ou no Comissariado da Polícia da província onde a autorização foi processada.

Solicitação do Documento de identidadeDNI ou TIE:

Caso a permanência exceda os seis meses, o interessado deve solicitar a Tarjeta de Identidad de Extranjeros (TIE).

Os documentos necessários para a retirada do TIE são:

  1. Formulário de solicitação devidamente preenchido pelo estudante;
  2. Passaporte válido e em vigor por todo o período da estadia prevista;
  3. Comprovante de pagamento da taxa Modelo 790 Código 012 do Ministério do Interior Espanhol;
  4. Fotografia à cor recente com fundo claro, tamanho 3X4;
  5. Prova da residência no território.

Procedimento:

O Documento de identidade deve ser solicitado pessoalmente pelo interessado na Oficina Única de Extranjeros (Escritório Único de Estrangeiros), ou na falta dela, Unidades de Documentação dependentes da Polícia Nacional da cidade em que esteja alocado, mediante agendamento prévio no prazo de 1 mês a contar da sua entrada na Espanha.

 

Importante ressaltar que o aluno deverá confirmar todas as informações com o consulado e a sua universidade escolhida para a mobilidade ao entrar com o pedido de visto.

 

Custo de vida:

O custo de vida do aluno depende muito das preferencias e costumes de cada aluno, além dos fatores como a cidade em que vai morar e a acomodação. Em média, o custo mensal na Europa pode variar de €450,00 a €900,00 para moradia, alimentação e transporte.

IMPORTANTE: Os valores mencionados acima consideram depoimentos dos alunos e levantamentos feitos pela COI. No entanto, a situação financeira de cada país, as taxas de câmbio e as políticas de gerenciamento financeiro de cada instituição podem ser alteradas. Desta forma, as informações deste item devem ser consideradas como uma ideia geral sobre as despesas durante a mobilidade e não como informação final. Isto é, o aluno deve confirmar junto à IES os custos que terá durante a mobilidade.

 

Hospedagem:

A grande maioria das Universidades possuem alojamento próprio, ou fornecem auxílio para facilitar o alojamento de seus estudantes, você pode encontrar mais informações referentes às universidades a seguir: Universidad de Jaén, Universidad de Valladolid,  Universidad de Castilla La Mancha, Universidad Las Palmas de Gran Canaria, Universidad de Cádiz, Universidad de Salamanca, Universidad de Vigo, Universitat Autònoma de Barcelona, Universitat de Girona.

Algumas sugestões para portais de hospedagem são:

 

Livensa Living é uma empresa de residências universitárias, residências de estudantes e alojamento de estudantes em Espanha e Portugal.

A Student.com oferece mais de 1 milhão de leitos na Espanha e em outros países ao redor do mundo. O uso do site é gratuito e oferece uma equipe dedicada de consultores especializados em acomodação e comparações de preços. Eles também têm relações contratuais formais com cada locador em seu site para uma camada adicional de segurança.

A Uniplaces é um portal de hospedagem que oferece uma nova abordagem para reservar acomodações de estudantes online. É rápido para reservar, seguro para pagar e permite que você navegue por milhares de propriedades confiáveis nas melhores cidades estudantis da Europa, incluindo Madrid e Salamanca.

 

Plano de Saúde:

Segundo o Consulado da Espanha, o requerente de visto de estudante deverá apresentar seguro médico de viagem no idioma espanhol ou original acompanhado de tradução para o idioma espanhol, adequado e válido para cobrir quaisquer despesas que possam surgir em caso de repatriamento por razões médicas e morte, cuidados de emergência médica ou de cuidados hospitalares urgentes durante a sua estadia ou estadias no território dos Estados-Membros do Tratado Schengen e abranger todo o período de permanência ou de trânsito que o solicitando tenha previsto.

No caso da Universidad de Salamanca, deve-se contratar o plano de saúde próprio da universidade.

 

Trabalho remunerado:

Os possuidores de visto de estudante podem trabalhar legalmente na Espanha por 30 horas semanais.

 

Informações adicionais:

Segue a lista das universidades parceiras:

  • Fundación Artecittà
  • Universitat Autònoma de Barcelona
  • Universidad de Cádiz
  • Universidad de Castilla-La Mancha
  • Cesuga University College
  • Fundación de Estudios Parlamentarios y del Estado Autonómico Manuel Giménez ABAD
  • Universidad de Girona
  • Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
  • Universidad de Jaén
  • Madrid School of Marketing (MSMK)
  • Universidad de Salamanca
  • Universidad de Sevilla
  • Universidad de Granada
  • Universidad de Valladolid

 

*Informações obtidas em 05.12.2022