Free Mover

Se você deseja realizar mobilidade em uma Universidade não conveniada a UPM, você poderá realizar mobilidade como um estudante free mover. Como estudante free mover, você entrará em contato com a Universidade de seu interesse para verificar quais os procedimentos e documentos necessários para sua candidatura a uma vaga de mobilidade acadêmica.
Durante o seu contato com a Universidade, você deverá informar à universidade estrangeira que é um estudante da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade reconhecida pelo Ministério da Educação do Brasil.
Para a realização de uma mobilidade free mover, a responsabilidade de negociação das condições da vaga com a universidade estrangeira cabe totalmente ao aluno. Mas, caso a universidade solicite documentos de responsabilidade da COI, como Carta de Nomeação, o aluno poderá solicitar auxílio para a COI através do e-mail: outgoing@mackenzie.br 
Recomendamos também, que uma vez que você já tenha decidido realizar a mobilidade free mover, ao contatar a Instituição estrangeira copie a COI, através do e-mail outgoing@mackenzie.br e o Professor RINT (Professor Representante Internacional) de sua unidade acadêmica. Clique aqui para conhecer o seu professor RINT.
Acesse o Manual do intercâmbio, e vide na página 23 mais informações sobre a modalidade free mover: Clique aqui para leitura do Manual do intercâmbio.
Você também encontrará informações sobre a modalidade free mover na FAQ para estudantes free mover disponibilizada na página da COI, Clique aqui.