Na última quinta-feira, dia 26 de junho, os colaboradores do Mackenzie participaram de uma importante ação de conscientização sobre Hipertensão Arterial e Diabetes tipo 2, realizada no vão do MackGraphe, campus Higienópolis. A iniciativa foi promovida pelo Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho e Gerência de Qualidade de Vida e Saúde (SESMT/GQVS), com apoio do Hospital Samaritano.
A ação contou com a presença de nutricionista e equipe de enfermagem, que ofereceram aferição de pressão arterial e orientações sobre alimentação e hábitos de vida, bem como a exposição de rótulos de produtos industrializados, acompanhados por sachês de açúcar e sal representando, de forma visual, o excesso desses componentes nos alimentos consumidos no dia a dia.
A nutricionista clínica e de comportamento do Hospital Samaritano, Patrícia Neri, reforçou o alerta sobre o consumo de alimentos ultra processados. “O refrigerante, por exemplo, está presente em pelo menos uma refeição diária para muitas pessoas. Suco de caixinha, bebida vendida como proteica, mas cheia de açúcar, são escolhas que adoecem silenciosamente”, explicou.
Segundo ela, a rotina acelerada e a praticidade têm levado as pessoas a optarem por produtos que escondem, nos rótulos, altos índices de açúcar, sódio e aditivos. “Aquilo que colocamos dentro do nosso corpo é o que está adoecendo a sociedade. Hipertensão, diabetes, colesterol, muitas vezes são descobertos por acaso, como vimos aqui hoje”, completou a nutricionista.
Durante a ação, colaboradores descobriram que apresentavam pressão arterial alterada, sem sequer suspeitarem. Esse dado reforça a fala da dra. Marisa Salviano Piragibe, encarregada do Serviço Médico do Mackenzie. “Hipertensão Arterial e Diabetes são doenças crônico-degenerativas silenciosas, mas que podem levar a complicações graves como falência renal, AVC, cegueira e até a morte precoce”. Ela enfatiza que apenas um terço das pessoas com hipertensão no Brasil mantêm acompanhamento regular. “Por isso, promover ações educativas como esta é essencial para estimular o autocuidado e evitar o adoecimento dos nossos colaboradores”, completou.
Para quem convive com essas condições no dia a dia, como é o caso da colaboradora Rayane, da SUINF, as orientações recebidas foram esclarecedoras. Diagnosticada com diabetes aos nove anos, ela relatou ter aprendido mais sobre a importância da leitura de rótulos e do impacto do carboidrato em sua alimentação. “Descobri que um chocolate diet pode ter mais carboidrato do que um chocolate 70% cacau, por exemplo. A nutricionista explicou isso e me ajudou a entender melhor minhas escolhas”, disse.
Rayane também destacou a importância de ações como essa dentro do ambiente de trabalho. “Isso é fundamental, não só para quem tem diabetes, mas para todos entenderem melhor como prevenir e lidar com a doença”, disse a colaboradora.
A iniciativa reforça o compromisso do Mackenzie com o bem-estar de sua comunidade interna. Como ressaltou a dra. Marisa, o Serviço Médico da instituição atua continuamente por meio de ações de educação em saúde e atendimentos especializados, com o objetivo de promover hábitos saudáveis, qualidade de vida e autonomia para todos os colaboradores.
Procure o Serviço Médico do Mackenzie e saiba mais sobre como cuidar da sua saúde!











