Imagem com um nadador dentro de uma piscina
Esporte

Mackenzistas obtêm ótimos resultados no 13º Torneio Centro-Oeste de natação

Atletas representaram o Distrito Federal na competição

07.12.202116h44 Instituto Presbiteriano Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzistas obtêm ótimos resultados no 13º Torneio Centro-Oeste de natação

Os mackenzistas Miguel Diniz, do 2º ano; Lucas Marcondelli, do 2º ano; Anna Luiza Osório, do 9º ano; Bruno Tito, do 8º ano; Carolina Diniz, do 8º ano; e Pedro Henrique Neves, do 7ºano, foram medalhistas do 13º Torneio Centro-Oeste de natação infantil a sênior, realizado na piscina olímpica de Cuiabá (MT), localizada ao lado da Arena Pantanal. Os atletas, hoje em outros clubes, foram formados pela Equipe de Natação do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional (CPMB) e defenderam a bandeira do Distrito Federal (DF) na competição.

O evento esportivo foi organizado pela Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso (FDA-MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT) e apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do Serviço Social da Indústria, o Sesi. A disputa marcou a reabertura da piscina, após mais de um ano e meio fechada por causa da pandemia do Coronavírus.

De acordo com o professor de Educação Física e técnico da Equipe de Natação do CPMB, Renato Dourado no Mackenzie, o papel dele é trabalhar, primeiro, pelo esporte, incentivando os estudantes e mostrando o quão importantes são os treinamentos para o desenvolvimento pessoal deles.

“O esporte mostra para eles que a vida é feita de desafios e que há, sim, como superá-los. Todos alcançaram excelentes resultados, fruto da dedicação que têm enquanto membros da Seleção Mackenzie e, também, dos clubes que defendem, individualmente. Estamos com um time muito forte”, explicou o professor.

Miguel Diniz, nadando na categoria Juvenil 2, conquistou o ouro nos 800m livre e nos 1.500m livres, prata no 4x100m Medley, bronze nos 200m peito e no 4x50m livre. Lucas Marcondelli, também no Juvenil 2, foi ao pódio com medalhas de prata nos 50m livre, nos 100m livre, nos 200m livre, nos 400m livre, nos 100m borboleta e no 4x50m livre.

“Eu esperava tempos melhores, nas provas de peito, sinceramente. Gostei dos resultados nos 800m e nos 1500m, mas seria melhor ainda se eu tivesse levado o troféu eficiência não melhorei muito o meu tempo, devido a uma fratura em um dos meus pés, mas, mesmo assim, considero que tenha sido uma boa competição”, avaliou Miguel.

Anna Luiza Osório, do Juvenil 1, alcançou o primeiro lugar no 4x100m livre e no 4x100m medley, a segunda posição no revezamento 4x50m livre, no 4x50 medley e no 100m costas, e bronze nos 200m costas e nos 200m livre.

“Nunca tinha nadado tanto quanto nadei nesse torneio. É uma competição incrível, peguei experiência, fiz amizades novas e grandes conquistas. Estou estimulada a treinar mais e mais para conquistar mais títulos, é uma motivação gigante. Saí da competição muito feliz e muito grata”, comemorou Anna Luiza.

Melhor nível técnico

Carolina Diniz, do Infantil 1, foi um dos destaques do torneio, com o troféu de melhor índice técnico da categoria e sete medalhas de ouro, incluindo recordes nos 400m livre, nos 800m livre, nos 1.500m livre e nos 100m livre, e o tempo mais rápido nos 200m livre, no 4x100m medley e no 4x100m medley. A nadadora ainda conquistou prata 4x50m livre.

“Eu queria ter feito, ainda, o recorde dos 200m livre, que não consegui por poucos centésimos. Gostei muito dos meus 800m livre. Em geral minha competição foi muito boa”, comentou Carolina.

Também do Infantil 1, Pedro Neves levou o troféu de melhor índice técnico, com recordes batidos em todas as provas disputadas, 400m livres, 800m livres, 1.500m livres, 400m livres e 200m borboleta.

“O Campeonato Centro Oeste foi uma das minhas melhores competições desse ano. Eu consegui dar o melhor de mim. Conquistei cinco ouros, cinco recordes e uma medalha de índice técnico, com 100% de aproveitamento, repetindo o que já havia feito no primeiro Centro Oeste do ano. Espero conseguir um desempenho ainda melhor no Brasileiro. Estou com uma expectativa alta”, comentou a atleta.

Uma categoria acima, Bruno Tito, no Infantil 2, conquistou o bronze nos 200m costas. “Comecei a treinar em 2017 no Mackenzie com o professor Renato e em 2021 intensifiquei meus treinamentos pelo Iate Clube de Brasília. Tenho melhorado meus tempos em cada campeonato/torneio que disputei”, concluiu o estudante.