Imagem do projeto de doação de sangue Cada Gota Conta
Atualidades

Cada Gota Conta: projeto de doação de sangue agora é permanente

Colaboradores do Mackenzie serão estimulados a doar sangue durante todo o ano

26.11.202117h18 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cada Gota Conta: projeto de doação de sangue agora é permanente

Desde 2018, o Mackenzie Voluntário realiza o projeto Cada Gota Conta, com o objetivo de estimular os colaboradores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) a doarem sangue. Até o início de 2021, as campanhas foram pontuais, mas agora se tornaram permanentes e institucionais. A Coordenação de Gestão por Competência (CGCOM) da Superintendência de Gestão de Pessoas e Suprimentos (SUPES) e a Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF) do IPM estão envolvidos no projeto.

“Muitas pessoas ainda não sabem de fato como funciona a doação de sangue, tem muitas dúvidas e acabam doando uma vez ao ano ou nem doam. Tornar a ação contínua, permite fortalecer e diversificar a comunicação interna sobre o tema, aumentando o número de doação”, destaca o superintendente da Superintendência de Gestão de Pessoas e Suprimentos (SUPES), Tony Geraldo.

O gerente da GERSF, Joer Batista, destaca a importância de doar sangue em qualquer época do ano e que a doação é um recurso essencial para alguns tratamentos de saúde, quase sempre em casos de emergência. “A crise pandêmica, que permanece ativa no país desde 2020, reduziu o estoque, colocando em risco pacientes que necessitam de sangue em seus tratamentos. Assim, o incentivo à doação, que já é urgente em períodos normais, neste contexto se reveste de importância maior ainda”, acrescenta o gerente.

De acordo com a coordenadora do CGCOM, Tiara Rabaglio Peres, ao institucionalizar o projeto, automaticamente amplia-se a ação e seu alcance a nível nacional, “conseguimos identificar e atuar em bancos de sangue que estão em estoque crítico, direcionando as doações de sangue, quando possível. Além, do aumento no número de doadores e da frequência das doações, visto que fazemos uma comunicação periódica estimulando as doações de sangue em todo Brasil”, aponta.

Existem outros projetos do Mackenzie Voluntário que são abertos para diversos públicos: O amor está no sangue, O amor está nas suas veias, Doação de sangue: um gesto de amor e Doar sangue, Salvar vidas

“Além de salvar vidas, é um ato voluntário que estimula o aprimoramento de competências como espírito de equipe, proatividade, cooperação, comprometimento, empatia, cortesia, engajamento, disponibilidade, entre outras, o que fortalece o espírito mackenzista. Importante destacar que uma doação pode salvar até quatro vidas e não há substituto para o sangue humano”, finaliza Tiara Rabaglio. 

Para mais informações sobre a doação de sangue do projeto Cada Gota Conta, acesse a cartilha