Universidade

Mackenzie inaugura instalações da UPM em Alphaville

Nome de novo prédio homenageia antigo reitor Manassés Claudino Fonteles

08.04.202416h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie inaugura instalações da UPM em Alphaville

Na última sexta-feira, 05 de abril, foram inauguradas as novas instalações da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Boanerges Ribeiro em Alphaville -, com a presença de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, autoridades militares, autoridades do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), da UPM, da Chancelaria e de todas as mantidas. 

A cerimônia foi dividida em três etapas: o descerramento de placa do campus Boanerges Ribeiro - em homenagem ao pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, cujo Supremo Concílio presidiu de 1966 a 1978; a inauguração do prédio que irá abrigar os quatro cursos de graduação em voga - Administração, Direito, Ciência da Computação e Sistemas de Informação - e o futuro curso de Medicina da UPM; e o Culto especial de Gratidão a Deus, com a pregação do presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), reverendo Roberto Brasileiro. 

O novo edifício recebeu o nome Professor Doutor Manassés Claudino Fonteles, em homenagem ao médico que foi reitor da UPM entre 2003 e 2010. Durante sua gestão, doutor Manassés teve o desejo de que o Mackenzie tivesse o curso de Medicina, pois segundo ele, “uma universidade como o Mackenzie não podia deixar de ter a faculdade de Medicina”.  

A realização desse sonho “é uma alegria muito grande”, afirmou doutor Manassés, que também falou sobre a homenagem: “Nada como ser homenageado por pessoas que admiramos, e aqui no Mackenzie tem muita gente que eu admiro”. 

“Pessoalmente, é um momento de grande realização. É um prédio de excelência que irá favorecer o processo de ensino aprendizagem e onde os alunos se sentirão muito à vontade”, disse o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, sobre o novo espaço. A expansão do campus, de acordo com ele, era uma meta a ser cumprida, entre outros fatores, para acolher os estudantes que já cursam uma das quatro graduações atuais. 

O coordenador acadêmico da UPM no campus Boanerges Ribeiro, Anaor Donizetti Carneiro, falou sobre as novas instalações serem “muito importantes para que o campus se consolide cada vez mais como uma referência na educação da região metropolitana Oeste de São Paulo”. O espaço contempla o que tem de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico, em particular para o futuro curso de Medicina. 

“O curso contará com ambientes de simulação, nos quais o aluno desenvolverá as atividades laborais e práticas com corpos plastinados, substituindo os cadáveres, o que permite laboratórios mais limpos e com menos protocolos. É muito importante no processo de ensino aprendizagem, porque ajuda no estudo do corpo humano, molecular e fisiologia com a tecnologia da plastinação”, explicou o diretor. 

De acordo com o presidente do IPM, Milton Flávio Moura, o momento de celebração e gratidão a Deus é decorrência de um trabalho competente realizado há bastante tempo. “Conseguimos, em tempo recorde, finalizar a obra, temos ótimas avaliações, foi um investimento que está trazendo muitas alegrias”, definiu ele.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do IPM, reverendo Cid Caldas, foi um dia de grande impacto e resgate histórico. “Esse campus recebe o nome do reverendo Boanerges Ribeiro, reconhecendo o que ele fez pelo Mackenzie e, com o curso de Medicina, o próprio Mackenzie atravessa e toma ainda mais espaço na área da saúde”, disse Caldas.