Esporte

Jady Malavazzi participa de treinos com Seleção Brasileira de Ciclismo

Atleta continua preparação para os Jogos Paralímpicos, que acontecem em agosto

07.05.202111h58 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Jady Malavazzi participa de treinos com Seleção Brasileira de Ciclismo

Completamente focada na preparação para os Jogos Paralímpicos, a atleta de handbike, Jady Malavazzi, patrocinada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), está reunida, desde o começo desta semana, com a Seleção Brasileira de Ciclismo para intensificar os treinos para Tóquio. A equipe está reunida em Campos do Jordão, cidade no interior de São Paulo.

“Isto aqui é realmente para treinar depois de tanto tempo no meio dessa pandemia, pois a gente precisa entrar no ritmo, sentir esse clima da competição”, diz a atleta sobre o aumento na intensidade dos treinos, que estão entre 40% a 50% mais pesados. 

Em meio à pandemia de covid-19, a Seleção Brasileira está reunida, respeitando todos os protocolos de saúde. Malavazzi explica que todos os atletas e preparadores foram testados antes de virem e, fora dos quartos, todos precisam usar máscaras, inclusive durante o treinamento. Além disso, o grupo está em um local mais afastado da cidade, portanto, longe de qualquer tipo de aglomeração. 

“Infelizmente, o que o Brasil está vivendo, os outros países não estão passando da mesma forma. As coisas lá fora estão acontecendo e a gente precisa, infelizmente, entrar no clima, tendo os protocolos de saúde e o máximo de cuidado”, declara a atleta. 

Treinar em grupo novamente, depois de tanto tempo de isolamento social, é algo super positivo para a ciclista. De acordo com ela, é quase como se ela estivesse se preparando para as primeiras competições da carreira novamente. “ É uma volta, depois de tanto tempo, é quase como uma primeira competição, de tanto tempo que a gente está fora. Tudo é praticamente novidade, a gente perde um pouco o ritmo”, afirma. Muitas das novidades se relacionam com os novos protocolos, que mudaram muito a rotina dos atletas em competições. 

Para Jady, estar reunida com a Seleção ajuda a criar o clima de competição e melhora o psicológico do esportista. “Não só fisicamente é importante, mas estar em um grupo onde todos estão focados no mesmo objetivo, indiretamente você melhora também. Não só por conta de estar treinando lá na estrada, em grupo, mas estar no ambiente, no clima”. 

Em Campos do Jordão, o foco está exclusivamente na preparação na handbike, com treinos em dois turnos. “São pessoas de várias categorias, cada uma tem sua intensidade, sua programação de treino”, explica Malavazzi.

Os Jogos Paralímpicos Tóquio 2021 começam no dia 24 de agosto e Jady Malavazzi competirá na categoria Wh3. Antes das Paralimpíadas, a Seleção Brasileira ainda disputa o Campeonato Mundial, em junho.