Esporte

Mac-Nav: vídeo com relatos de participantes celebra competição histórica

Disputa esportiva entre Mackenzie e Escola Naval do Rio de Janeiro acontece há 75 anos

24.05.202111h31 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mac-Nav: vídeo com relatos de participantes celebra competição histórica

Desde 1946, estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) disputam com integrantes da Escola Naval do Rio de Janeiro o Mac-Nav, uma competição com diversas modalidades esportivas que agita, há décadas, as duas instituições. Sem a possibilidade da realização de torneios esportivos presenciais, por conta da pandemia de covid-19, o Mackenzie divulgou, no último sábado, 22 de maio, um vídeo com relatos de atletas que já participaram da disputa e autoridades envolvidas na organização do evento. 

No vídeo, é possível conhecer histórias emocionantes de superação e de grandes conquistas, tanto por parte dos mackenzistas quanto por parte dos alunos da Escola Naval. Os relatos e mensagens são de pessoas como o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos; do Chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; do presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos; do comandante da Escola Naval, almirante Guilherme da Silva Costa; além dos relatos de participantes como do aluno de Engenharia Civil da UPM, Thiago Bagaiolo Gonçalves, e do Capitão de Mar e Guerra da Reserva, comandante Cyro Coelho. 

Realizado pela primeira vez em 1946, o Mac-Nav foi criado como uma forma de unir as duas instituições por meio do esporte. A ideia surgiu a partir da conversa entre o engenheiro mackenzista Caio Pereira de Souza e o Almirante Braz Velloso, então diretor da Escola Naval do Rio de Janeiro. A proposta foi levada ao conhecimento do então presidente do IPM, Benjamin Harris Hunnicutt, e ficou acordado a realização da competição de forma anual, alternando-se o local das disputas entre São Paulo e Rio de Janeiro.

A primeira edição do torneio foi disputada no Rio de Janeiro, sede da Escola Naval, e as modalidades foram natação, atletismo e basquete, esporte o qual o Mackenzie é pioneiro. A última edição realizada foi em 2019, a disputa foi em São Paulo e contou com bem mais modalidades: atletismo, basquetebol, futebol de campo, judô, natação, polo aquático e voleibol. Ao longo dos anos, as modalidades foram ampliadas e as disputas ficaram cada vez mais acirradas. Na edição de 2019, cada instituição participou com mais de 100 atletas, entre homens e mulheres nas diversas modalidades.

O Mac-Nav consolidou-se como uma das mais tradicionais competições esportivas entre Instituições de Ensino Superior brasileiras, e está marcada no imaginário dos mackenzistas e também da cidade de São Paulo, já que as carreatas dos atletas campeões paravam o centro histórico da capital paulista. 

Confira, abaixo, o vídeo completo que trata dessa competição histórica que marca os corações mackenzistas e dos integrantes da Escola Naval do Rio de Janeiro. Enquanto não podemos jogar, vamos relembrar: