Esporte

Vem aí o Mac-Nav 2022!

Disputa esportiva entre Mackenzie e Escola Naval do Rio de Janeiro acontece há 76 anos

23.09.202218h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Vem aí o Mac-Nav 2022!

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, após dois anos de pausa devido à pandemia de covid-19, sediará o XLVIII Mac-Nav, evento anual que reúne centenas de atletas para competições esportivas entre a Escola Naval do Rio de Janeiro e o Mackenzie, entre os dias 29 de setembro e 1° de outubro. A abertura está marcada para o primeiro dia de evento, às 07h30.

As modalidades voleibol, basquetebol, judô e xadrez ocorrerão no campus Higienópolis; futebol de campo, natação e atletismo serão no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP); e polo aquático no SESI Vila Leopoldina.

Gerida pela Coordenadoria de Esportes e Representação Estudantil (CERE) da UPM, a Seleção Mackenzie é formada pelos melhores estudantes-atletas da UPM. Ao todo, 102 atletas representarão o Mackenzie, enquanto 260 alunos, no total, estarão na disputa entre as instituições.

“O evento marca a continuidade da disputa esportiva entre Instituições de Ensino Superior mais antiga do Brasil e ilustra a força dessa parceria que supera os anos e as crises”, destaca o professor Alexandre Amaro, da CERE.

O Mac-Nav foi realizado pela primeira vez em 1946, visando unir as duas instituições por meio do esporte. A proposta surgiu após conversas entre Caio Pereira de Souza, engenheiro mackenzista, e o Almirante Braz Velloso, diretor da Escola Naval do Rio de Janeiro. A ideia foi aprovada por Benjamin Harris Hunnicutt, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie à época. Desde então, ficou acordado a realização da competição de forma anual, alternando-se o local das disputas entre São Paulo e Rio de Janeiro.

A primeira edição ocorreu na sede da Escola Naval com as seguintes modalidades: natação, atletismo e basquete. O último torneio presencial foi em São Paulo, no ano de 2019, com as modalidades: atletismo, basquetebol, futebol de campo, judô, natação, polo aquático e voleibol. Ao longo dos anos, os esportes foram ampliados e as disputas ficaram cada vez mais acirradas. Em 2019, cada instituição participou com mais de 100 atletas, entre homens e mulheres.

Confira os horários do Mac-Nav: