III Fórum de Aprendizagem Transformadora busca aperfeiçoamento de corpo docente

Nova edição do evento contará com palestras e workshops on-line

25.06.202116h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

III Fórum de Aprendizagem Transformadora busca aperfeiçoamento de corpo docente

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRGA), realizará a terceira edição do Fórum de Aprendizagem Transformadora, nos dias 28, 29 e 30 de julho, de forma totalmente on-line. O evento, voltado para o corpo docente universitário mackenzista, terá as inscrições abertas na próxima segunda-feira, 28 de junho.

O objetivo do evento é promover uma constante discussão sobre a Aprendizagem Transformadora, em uma oportunidade para que o corpo docente debata caminhos para ampliar as estratégias de ensino que busque a transformação. Trata-se de um um espaço privilegiado de interlocução, aprendizagem e construção coletiva de políticas e práticas de ensino e qualificação profissional dos professores.   

“É somente um profissional da educação qualificado que permite a relação positiva para que a aprendizagem, com sentido e contextualizada, ocorra. Estamos trabalhando com o conceito de arquitetura de aprendizagem docente, que é contínua e múltipla. Ela ocorre por distintos espaços e formatos, e os professores vão aderindo e construindo seu portfólio de desenvolvimento conforme seus interesses e necessidades”, explica a pró-reitora de Graduação da UPM, professora Janette Brunstein. 

Além disso, o evento tem a intenção de debater formas de aprimorar as atividades e experiências reflexivas que são oferecidas aos alunos, para tornar o processo de aprendizagem e de transformação mais visível para eles. “O foco do Fórum será a reflexão na prática, e a prática da reflexão, no fomento da aprendizagem transformadora”, diz a coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico da PRGA, Magda Pechliye.

No Fórum, além da preocupação com a prática pedagógica que se ocupa com a promoção das competências técnico-profissionais, também são pensadas formas de se trabalhar nas salas de aula o desenvolvimento das soft skills, habilidades socioemocionais, cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. Isso é feito por meio da definição das rubricas de avaliação, competências-chaves e atividades reflexivas, que são sintetizadas nos projetos pedagógicos.

Segundo nos conta a professora Magda, nesta edição, os professores do Núcleo de Educação Empreendedora, que fizeram parte da experiência-piloto de registro da aprendizagem transformadora neste semestre, a partir do treinamento que passaram pelo Center for Excellence in Transformative Teaching and Learning, da University of Central Oklahoma, vão relatar quais foram os resultados e lições aprendidas da experiência. Uma troca rica e que expande os horizontes.

Estrutura do evento

A edição deste semestre contará com palestras exclusivas unificadas a um trabalho especial de análise e reflexão, com a participação da professora do Generative Knowlegde Institute, da Universidade de Michigan (nos EUA), Melissa Peet; e do professor e coordenador de Relações Institucionais da FGV/EBAPE, Marco Tulio Zanini.

Além das palestras, os grupos de trabalho de discussão para construção do projeto pedagógico serão feitos em formato de workshop. A programação completa, a dinâmica do Fórum e os materiais para a preparação para o evento estão disponíveis no site.

O III Fórum de Aprendizagem Transformadora ocorre pouco antes do Planejamento Pedagógico, que acontecerá de 02 a 04 de agosto. Esta proximidade auxilia um trabalho atualizado, inovador e permite aplicações quase imediatas das experiências vivenciadas no Fórum.

"Acreditamos fortemente que, se queremos o sucesso de nossos alunos, precisamos investir em nossos professores e desses investimentos fazer parcerias. A aprendizagem da qual estamos falando é transformadora, base de nossas pesquisas e estudos. Ela só será promovida por meio de um processo de formação docente no tripé ciência da educação, experimentação pedagógica e reflexão sobre a prática. É nessa direção que estamos investindo esforços, tendo em vista o sucesso da aprendizagem dos alunos e seu desenvolvimento pessoal", completa a pró-reitora da PRGA.

Professores mackenzistas, não percam este evento especial. As inscrições estarão abertas a partir de 28 de junho, mas você já pode conferir todas as informações aqui!

Serviço 
III Fórum de Aprendizagem Transformadora
Data:
 28, 29 e 30 de julho
Programação e Inscrições: acesse o site