Universidade

Uso da tecnologia no ensino híbrido é tema do Fórum de Aprendizagem Transformadora

Evento contou com participação de pesquisadoras da UNESCO

27.07.202316h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Uso da tecnologia no ensino híbrido é tema do Fórum de Aprendizagem Transformadora

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou nesta terça-feira, 26 de julho, a abertura do VII Fórum de Aprendizagem Transformadora, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) e pela Coordenadoria de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT). O encontro foi realizado no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis. 

O tema da edição deste semestre foi Inteligência Artificial e o Ensino Híbrido na Educação Superior. O objetivo é compreender de que forma os dois conceitos podem ser aplicados no dia a dia da Universidade, na tentativa de compreender como os professores podem preparar uma aula atrativa, como eles podem capturar a atenção de uma geração de alunos que nasce conectada, em processos educacionais inovadores. O evento será realizado até sexta-feira, 28 de julho, e contará com palestras e workshops nacionais e internacionais relacionados à temática.  

“Esse Fórum tem sido muito bem pensado e traz assuntos que são relevantes e atuais para o exercício do ensino e aprendizagem no ensino superior. O mundo está mudando muito e nós temos o dever de identificar as transformações, compreendê-las e verificar a melhor forma de aplicação no nosso ambiente de trabalho”, disse o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos 

Para o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Milton Flávio Moura, a realização do Fórum faz parte da história e da identidade do Mackenzie. “Nós vivemos a realidade da comunhão, da proximidade e do relacionamento. Começar o semestre com o Fórum é reconhecer as bênçãos que nós temos recebido e continuar pedindo a direção de Deus para que o semestre venha a trazer o melhor para a UPM e para nossos alunos”, afirmou. 

A abertura contou com a participação da robô Pepper, que auxiliou a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein, na apresentação do Fórum. “Eu vim com o objetivo de ajudar os professores. Nós, robôs, precisamos de vocês, humanos, e vocês precisam da gente”, disse a robô. 

“Os professores podem esperar do evento uma discussão sobre como potencializar a excelência do ensino em uma nova era tecnológica”, explicou a pró-reitora Brunstein, ao apontar a essência da realização dos Fóruns de Aprendizagem Transformadora. 

A abertura da VII edição do Fórum contou com a presença do diretor de Educação do IPM, José Paulo Fernandes Júnior; do pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; do pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior; e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello.

Palestras de abertura

Após a abertura institucional, o Fórum contou com a realização de duas palestras. A primeira foi com as pesquisadoras do Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina,  Arianna Valentini e Emma Sabzalieva, que debateram a necessidade de aproveitar a Inteligência Artificial no Ensino Superior. 

“Podemos usar a AI em aprendizagem personalizada, em processos de ensino inteligente, realidade aumentada, verificar o progresso dos alunos e a integridade acadêmica”, mencionaram as palestrantes, que apresentaram, com exclusividade, os resultados de um artigo acadêmico que será divulgado em setembro.