Peças do jogo de xadrez
Esporte

Mackenzista é convocada para Copa do Mundo de Xadrez Feminino na Rússia

Julia Alboredo é a primeira brasileira a jogar na competição

11.06.202115h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista é convocada para Copa do Mundo de Xadrez Feminino na Rússia

A jogadora de xadrez Julia Alboredo foi convocada para representar o Brasil na Copa do Mundo de Xadrez Feminino 2021, que terá início no dia 12 de julho e acontecerá de forma presencial em Sóchi, Rússia. A enxadrista é aluna do curso de Química da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

A atleta já participou de torneios como o Panamericano On-line Universitário, Olimpíadas de Xadrez e Mundial Universitário, e acumula diversas medalhas e conquistas. Na Copa do Mundo, que funciona com sistema eliminatório, Alboredo enfrentará outras grandes jogadoras. Ela declara que tentará não se pressionar, mas dará o seu melhor. “Se eu sair com a mentalidade de que eu consegui estudar, me preparar e jogar o meu melhor, já é suficiente, independentemente do resultado”, expressa a atleta. 

Ainda criança, ela levava o xadrez como um hobbie. Com sete anos, participou de seu primeiro campeonato, mas começou a se dedicar depois que terminou o Ensino Médio, no qual teve a oportunidade de ter treinadores excelentes que fizeram com que ela se entusiasmasse cada vez mais com o jogo, o que com o tempo se tornou sua principal fonte de renda. “Hoje posso dizer que sim, sou profissional”, destaca. 

Preparação para a Copa

Julia precisa se adaptar ao fuso horário da Rússia, por isso chegará ao país alguns dias antes. Sua preparação será basicamente treinar a parte prática do jogo, - levando em consideração que a jogadora não compete presencialmente desde 2020, por conta da pandemia -, para não chegar à competição fora de forma. 

A Copa do Mundo é o evento mais importante do cenário do xadrez de competição individual e Julia terá um mês de preparação pela frente. “Estou muito feliz por essa indicação, eu vou conseguir levar o nome do Mackenzie, de São Paulo e do Brasil para Rússia e dar o meu melhor”, diz emocionada. 

“Eu nunca imaginei estar participando de um desses torneios. Eu vou enfrentar as melhores jogadoras do mundo, de todos os países, então é uma sensação um pouco estranha ainda, um pouco nova para mim”, confessa Julia.

Para ela, a Universidade teve um papel fundamental em sua trajetória. Sempre contou com o apoio da UPM em relação às competições e professores atenciosos e preocupados. De acordo com a atleta, se tem uma pessoa ou alguém apoiando, o processo se torna muito mais simples. 

“O Mackenzie foi essencial para o meu desenvolvimento porque, durante as competições, existem vários fatores para você conseguir conciliar uma carreira profissional com uma graduação”, finaliza, ressaltando o diferencial da Universidade. 

Vale ressaltar que até o momento nenhuma brasileira havia conseguido participar da Copa do Mundo de Xadrez Feminino e Julia Alboredo será a primeira brasileira a disputar a competição.