Atualidades

5 Filmes que todo biólogo deveria assistir

Pegue a pipoca e se prepare para o fim de semana

11.10.201912h03 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

5 Filmes que todo biólogo deveria assistir

Sexta-feira chegou e nada melhor do que aproveitar a folga com um filme, sofá e um balde de pipoca. Está na hora de você mergulhar no incrível mundo do cinema e viajar por histórias que entretêm e não deixam de ensinar.

Nesta edição do #FavoriteiMackenzie, preparamos uma lista de cinco filmes que todo biólogo (ou quem se interessa por assuntos relacionados à área) deveria assistir. Contamos com a ajuda do professor Adriano de Castro, coordenador do curso de Ciências Biológicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), para escolher as melhores produções!

É só pegar a pipoca e apertar o play!

Contágio (2011, EUA)

Neste filmão, com elenco recheado de grandes estrelas (Matt Damon, Marion Cottilard e Jude Law), acompanhamos os dramas provocados pelo rápido progresso de um vírus mortal. “O roteiro versa sobre o desenvolvimento de vacinas e políticas públicas para controle de epidemias. Além disso, o filme adota e explica alguns termos da área de epidemiologia e o assunto é atual frente às questões recentes envolvendo Febre Amarela e Sarampo”. 

Decisões Extremas (2010, EUA)

Estrelado por Harrison Ford, os pais de duas crianças tentam encontrar tratamento para a doença de Pompe, uma anomalia genética que, em geral, mata antes do décimo aniversário da criança. “O roteiro é baseado em fatos reais e discute questões relacionadas ao financiamento de pesquisas científicas. O filme aborda os passos para a pesquisa sobre uma doença genética rara e utiliza conceitos do campo científico”.

Erin Brockovich - uma mulher de talento (2000, EUA)

Outro filme baseado em fatos reais, este longa conta a história de uma advogada - interpretada por Julia Roberts - que investiga as razões para que uma cidade em um deserto esteja com as águas contaminadas. O longa aborda questões relacionadas à assimetria de poder na resolução de conflitos socioambientais entre grandes empresas e comunidades de baixa renda. “O filme trata de conceitos relacionados à avaliação de impacto ambiental e à gestão ambiental, permitindo reflexões sobre episódios recentes como o rompimento da barragem de Brumadinho, por exemplo”.

Gattaca (1997, EUA)

Nesta distopia, a sociedade é organizada em castas a partir de critérios genéticos, já que os seres humanos passam a ser criados em laboratórios, e os que nascem biologicamente são chamados de “inválidos”. “O filme discute eugenia, ética na manipulação genética e questiona o determinismo genético”.

Nas Montanhas dos Gorilas (1988, EUA)

O roteiro é baseado nas experiências da pesquisadora Dian Fossey com o estudo de gorilas e na luta pela preservação desses animais, destacando uma atuação feminina no universo científico. “O longa aborda a investigação científica de primatas com a finalidade de preservação, ilustrando práticas da etologia, ecologia e gestão ambiental”.