Atualidades

Estudos da Linguagem devem ajudar no combate às Fake News

No Diálogos, professora defende a formação de bons leitores para evitar proliferação de informações falsas

17.07.202015h13 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Estudos da Linguagem devem ajudar no combate às Fake News

No encontro Diálogos, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizado na última quinta-feira, 16 de julho, a palestrante do evento, a professora da UPM, Diana Luz Pessoa de Barros, afirmou que os Estudos da Linguagem têm um papel fundamental no combate às fake news, um problema que está em ampla discussão na sociedade. 

De acordo com a professora, o discurso das fake news depende das crenças e sentimentos de quem recebe as informações, chamado de destinatário, pois é com base nisso que se interpreta uma informação. Por isso, Diana afirma que é importante entender o conceito de viés de confirmação.

“É a tendência das pessoas em acreditar nas informações que apoiam suas visões e valores e também de desconsiderar as que dizem o contrário”, afirmou a professora. 

Por isso, para ela, é fundamental que se invista na formação de bons leitores de textos na internet. “É preciso mostrar as especificidades veridictórias desses textos e em seguida ensiná-los a equilibrar a interpretação sensorial e emocional, proposta pelo destinador, com uma interpretação mais racional”, disse. 

Durante a palestra, a professora deixou evidente o funcionamento de diversas fake news, que muitas vezes usam informações verídicas ou buscam comportar marcas discursivas comuns em discursos médicos, por exemplo. Por isso, a educação em interpretação é importante, pois, assim, qualquer pessoa se torna capacitada para compreender quando uma informação é mentirosa. 

O Diálogos é realizado toda quinta-feira, pelo YouTube do PPGL, sempre às 18h30. O próximo encontro terá como tema Abordagem Sociossemiótica da Pandemia e contará com a presença do professor do Centre National de la Recherche Scientifique, Eric Landowski.