Atualidades

Dia do Estudante: dicas para um bom desempenho nos estudos

Data é celebrada nesta quarta-feira em todo o país

11.08.202109h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia do Estudante: dicas para um bom desempenho nos estudos

Nesta quarta-feira, 11 de agosto, é celebrado o Dia do Estudante, data escolhida para comemorar os esforços e a concentração de milhares de alunos das mais diversas modalidades de aprendizado em todo o país. Mais do que nunca, neste período de pandemia da covid-19, exige-se resiliência e adaptação dos estudantes, que agora se preparam para voltar às salas de aula aos poucos. 

A data celebrada foi escolhida em 1927 para marcar os 100 anos de duas instituições de ensino de Direito mais antigas do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo, ambas fundadas em 11 de agosto de 1827. Por isso, o Dia do Estudante e o Dia do Advogado são celebrados na mesma data.

Em meio à nova realidade desafiadora, separamos algumas dicas que podem ajudar nos estudos, presenciais ou remotos, já que, mesmo com o retorno gradual de algumas atividades, os estudantes do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) ainda terão à disposição os recursos tecnológicos aplicados à educação utilizados nesse período. É importante lembrar que é sempre bom reservar um período diário para fazer as lições de casa e estudar para fixar os conteúdos aprendidos. Confira a seguir: 

Mantenha suas interações sociais ativas
Com a necessidade de isolamento social, surgiu a necessidade de as aulas ocorrerem de forma remota. Por isso, os estudantes tiveram de se adaptar de forma rápida: as salas de aula, a presença do professor, bem como o convívio diário com os colegas na escola, isto é, todo o ambiente escolar, foi substituído excepcionalmente pelas próprias casas, com as aulas sendo transmitidas pela internet. Neste contexto, é muito importante manter as interações com os colegas e professores, mesmo de forma virtual. Continuar com uma rede de relacionamentos ativa colabora com o ambiente de aprendizado e dinamiza ainda mais as aulas realizadas remotamente.

Use a tecnologia a seu favor
Se teve uma coisa que o período pandêmico nos ensinou, foi a descobrir e utilizar as novas tecnologias para auxiliar nos estudos. As diversas novas plataformas e recursos de estudo, como vídeos, animações virtuais, jogos e testes podem auxiliar os alunos a se aprofundarem no que foi passado pelo professor em aula e consolidar ainda mais o conhecimento. 

Conheça técnicas e métodos de estudo
Existe uma infinidade de formas de estudo e cada pessoa precisa encontrar aquela a qual se adapta melhor. Para relembrar as matérias aprendidas, você pode elaborar mapas mentais, fichamentos ou resumos, por exemplo. Além disso, quando for estudar algum texto, é sempre bom fazer marcações e anotações. Enfim, são diversas maneiras e caminhos para você se dar bem na hora de estudar. 

Aplicativos podem ajudar na concentração
Busque alguns sites e aplicativos que auxiliem na sua organização e concentração. Listas de tarefas, lições do dia, anotações importantes, tópicos a serem destacados, horários para suas atividades diárias, otimização do tempo e muito mais. Existem muitos recursos (diversos deles gratuitos em versões parciais ou integrais) disponíveis na versão web e sistemas operacionais para dispositivos mobile, vale pesquisar e adicionar aqueles que mais atenderem ao seu perfil.

Crie uma rotina
Para estudar bem, é necessário prestar atenção a alguns fatores externos, como ter um horário fixo, um tempo certo para se dedicar às atividades escolares e, se possível, utilizar sempre o mesmo espaço da casa para os estudos. Além disso, é necessário prestar atenção ao que você faz antes e depois desse período, sendo muito importante tirar um tempo para descansar, fazer atividade física e realizar atividades em família.  

Aproveite ao máximo as aulas e o tempo com seus professores
Não guarde suas dúvidas. Sempre que ficar com alguma questão, procure os professores do CPM ou deixe suas perguntas nos fóruns para que você compreenda plenamente determinado assunto.

Pratique Exercícios Físicos
Além de exercitar a cabeça, é necessário manter o corpo em movimento. Fazer exercícios físicos ajuda a oxigenar o cérebro, permitindo uma melhor compreensão dos conteúdos estudados, melhora a concentração, além de diversos outros benefícios para a saúde.

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo. 
Colossenses 3:23,24