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Curso de Jornalismo comemora 25 anos com evento especial

Palestra com antigas alunas da instituição destacou as novas tendências do mercado digital

06.05.202518h53 Mariana Chávez, sob supervisão de Camila Lippi

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Curso de Jornalismo comemora 25 anos com evento especial

Na última terça-feira, 29 de abril, o Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, no auditório Rev. Wilson, o evento “25 anos de Jornalismo, com palestras de mackenzistas profissionais da área, em comemoração ao dia dedicado à profissão.

O professor do curso de Jornalismo e um dos organizadores do evento, Vanderlei Dias, destacou a importância de levar os alunos às palestras e relembrar a trajetória do curso no Mackenzie. “Nós formamos bons profissionais, então trazer essa experiência de mercado aos alunos é fundamental para ajudar na formação”, afirmou.

O evento contou com a presença da chefe de comunicação, Camila Alam, e a especialista em marketing digital, relações públicas e governamentais, Didi Fernandes. Ambas formadas pelo Mackenzie, as jornalistas discutiram sobre a produção de conteúdo para marcas.

O mercado de comunicação é mais amplo do que parece e é essencial para o resultado. Segundo Camila Alam “ é um trabalho um pouco invisível, mas desde a matéria feita pelo jornalista até a ação feita por um influenciador, tudo precisa de um profissional de comunicação envolvido”.

A habilidade de contar histórias é fundamental para o sucesso de qualquer profissional da comunicação, por isso Didi e Camila discutiram sobre a importância de saber lidar com o público-alvo, conectando os objetivos da marca aos interesses da audiência.

Outro fenômeno discutido foi a popularização dos influenciadores digitais. Didi destacou o poder que os creators têm no consumo dos espectadores. “Antes eu consumia grandes veículos para saber aonde ir, hoje é comum frequentar lugares onde influenciadores estão indicando”, comentou.

Já Camila comentou sobre a tendência dos jornalistas se tornarem influenciadores, principalmente na geração atual. “Muitos dos jornalistas são nativos digitais, de uma geração que já nasceu postando conteúdo”, disse.

As marcas acompanharam essa tendência e passaram a contratar criadores de conteúdo para impulsionar suas campanhas. Camila apontou que a espontaneidade é um dos fatores-chave que tornam os influenciadores tão atraentes para o público.

Para um projeto bem-sucedido, é preciso entender a tendência de consumo do público-alvo. “Há empresas que contratam um influenciador grande para falar sobre tudo, o que não funciona”, afirmou Didi. Ela acredita que, quando bem alinhados com a campanha, pequenos influenciadores com uma audiência específica acabam trazendo mais retorno do que criadores de conteúdo maiores.

Porém, é preciso ter cuidado ao se posicionar como um influenciador digital. O jornalista é focado em criar uma notícia, apurando as informações e produzindo um conteúdo sensato. Em contrapartida, os influenciadores produzem conteúdo com foco em viralização e retornofinanceiro.

Por isso, é fundamental que os influenciadores tenham comprometimento ao conteúdo para o público. “Os influenciadores têm que ter responsabilidade e devem ser cobrados como veículos de informação”, afirmou Didi.