Eventos

Celebrando Memórias e Gerações: livro marca os 25 anos do curso de Jornalismo do Mackenzie

Evento de lançamento da obra organizada pelo professor Vanderlei Dias reuniu alunos, docentes e autoridades 

06.06.202517h24 Jullia Oliveira, sob supervisão de Jonathas Cotrim

Compartilhe nas Redes Sociais

Celebrando Memórias e Gerações: livro marca os 25 anos do curso de Jornalismo do Mackenzie

Na última quinta-feira, 05 de junho, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, foi palco do lançamento do livro 25 Anos de Jornalismo: Memórias e Gerações, escrito pelo professor Vanderlei Dias. Publicado pela Editora Mackenzie, o título celebra as duas décadas e meia do curso de Jornalismo da instituição, por meio de relatos de 25 antigos alunos, que hoje atuam nas mais diversas áreas da comunicação. 

O evento contou com a presença de docentes, estudantes e representantes da Universidade, como o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Cleverson Pereira de Almeida e o capelão universitário, reverendo Rick Santos a fim de ressaltar a importância do professor Vanderlei na consolidação do curso de Jornalismo e na preservação da memória institucional. 

Em sua fala, o professor Vanderlei destacou que o livro é fruto do projeto Memória Jornalismo, que já reuniu mais de 130 entrevistas com ex-alunos. “A ideia era que todos estivessem no livro, mas tivemos que fazer uma escolha simbólica por conta da celebração dos 25 anos”, explicou. “É uma alegria imensa reencontrar essas pessoas e saber que mantêm um vínculo forte com o Mackenzie”, completou. 

O coordenador do curso de Jornalismo, professor Hugo Harris, reforçou o papel do livro como instrumento de preservação da memória institucional. “O Vanderlei tem sido esse resgate histórico, que vai desde os TCCs até conversas com antigos alunos. Hoje, temos uma história do nosso curso registrado por causa dele”, afirmou. 

Já o diretor do CCL, professor Rafael Fonseca, ressaltou o perfil do professor Vanderlei como alguém que representa o espírito do curso. “Ele é símbolo de compromisso com os alunos, alguém que se envolve de verdade, que conversa com o mercado, que busca oportunidades para quem está se formando. Ele encarna o que prezamos de mais importante: nossos estudantes”, disse. 

O pró-reitor Cleverson Pereira leu uma mensagem reitor Marco Túlio de Castro Vasconcelos. No texto, o reitor destacou que a obra é mais do que um livro. “É um verdadeiro encontro de memórias, vozes e afetos. Que ela sirva de inspiração para os nossos atuais e futuros estudantes, e para todos que acreditam na força transformadora do jornalismo”. 

Compareceram no evento técnicos do Núcleo de Produção Digital e Audiovisual (NPDA) e do Núcleo de Tecnologia da Informação Aplicada à Educação (NTAI), que contribuíram diretamente com a produção do projeto. Familiares e amigos dos ex-alunos homenageados também marcaram presença, o que reforçou o clima de acolhimento e pertencimento. 

Segundo Vanderlei os entrevistados do livro simbolizam, representativamente, o que é o curso de Jornalismo. “O livro, na realidade, é um material pronto. Eu tive que pegar as entrevistas, reorganizar, checar com cada um dos entrevistados se as informações estavam atualizadas. E o mais importante nisso tudo, não é só o livro, é a conversa que eu tive com eles. Está tudo ali registrado”.

A obra reúne não apenas os textos escritos, mas também recursos audiovisuais acessados por QR Code, permitindo ao leitor vivenciar as entrevistas em múltiplos formatos. Para Vanderlei, o registro impresso segue sendo essencial. “Eu gosto do papel. Acho importante ter tudo ali, guardado. É memória viva do curso”, concluiu. 

25 Anos de Jornalismo: Memórias e Gerações está disponível para aquisição na Editora Mackenzie, e se soma ao esforço institucional de valorizar a história e os vínculos formados ao longo de mais de duas décadas de ensino, pesquisa e prática jornalística no ambiente universitário.