Universidade

Alunos do Direito produzem livro que analisa hard cases midiáticos 

Iniciado dentro da sala de aula no Mackenzie, produção contou com a participação de 62 alunos

12.05.202516h26 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Direito produzem livro que analisa hard cases midiáticos 

No dia 07 de maio de 2025, no auditório do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), foi realizado o lançamento da obra Anais do Simpósio de Provas e Nulidades no Processo Penal, que reuniu artigos produzidos por 62 anos da Faculdade de direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 

O livro reúne resumos expandidos dos alunos, que analisaram hard cases midiáticos, destacando o impacto das provas e o papel da perícia técnica na busca por justiça. “Para a elaboração do livro, foi criado um comitê formado por alunos e estagiários docentes, os quais se reuniram periodicamente para definir as regras, elaboração do edital, prazos de apresentação, regras e temática do simpósio”, explicou o professor da FDir, Fábio Bechara, que coordenou a iniciativa. O projeto ainda contou com apoio da monitora Victória Schwarz Rua,  que colaborou na formatação e na revisão das correções feitas pela banca que avaliou os trabalhos.

A ideia do tema surgiu dentro das salas de aula da UPM, após abordar o conteúdo de uma disciplina do sexto semestre, relacionado com a teoria de prova, nulidades e decisões penais. A partir disso, os alunos elaboraram resumos expandidos seguindo a metodologia de produções científicas, mostrando a importância do rigor metodológico e da argumentação consistente. 

O projeto, além de um ótimo componente para o currículo, incentivou os estudantes a participarem de uma iniciativa inovadora, que proporcionou o desenvolvimento de competências como trabalho em grupo, organização, gestão de conhecimento, oralidade, pensamento crítico e comprometimento. “A experiência me aproximou ainda mais da pesquisa científica e do universo da docência e da pós-graduação”, contou a aluna, Roberta Cardoso. 

A produção do livro, com a ajuda e aconselhamentos dos professores, fortaleceu a confiança, despertou novas possibilidades de carreira, contribuiu para uma construção de identidade acadêmica, conectou os alunos com a UPM e com a função social do conhecimento jurídico.“Foi uma experiência transformadora que certamente vai influenciar minhas futuras escolhas profissionais e acadêmicas”, contou Roberta Cardoso. 

Apesar da ideia do livro ter surgido de uma matéria do sexto semestre, produções como essas também podem ser iniciadas por alunos que estão iniciando a graduação, mostrando que é possível participar ativamente da vida acadêmica e contribuir com produções relevantes. "A iniciativa valoriza o protagonismo do aluno, sua autoestima e autoconfiança, estimula a inovação, propicia o reconhecimento e potencializa o impacto do conhecimento”, finalizou o professor Fábio Bechara.