Eventos

12ª Competição de Programação de Robôs Inteligentes acontece no Mackenzie

Disputa introduz alunos à área de automação e robótica

21.05.201918h26 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

12ª Competição de Programação de Robôs Inteligentes acontece no Mackenzie

No dia 06 de junho, o curso de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realiza a 12ª Competição de Programação de Robôs Inteligentes. A disputa acontece às 18h no auditório Escola Americana da UPM. 

Ao todo, serão 20 alunos competindo, sendo todos eles do primeiro semestre do curso de Engenharia Elétrica que participaram do Projeto Integrador oferecido aos ingressantes no semestre. O evento tem como objetivo introduzir os alunos do curso à área de Automação e Robótica, além de desenvolver e capacitar os alunos em linguagem e lógica de programação. Os robôs programados pelos competidores devem possuir acionamentos e sensores de forma semelhante aos robôs industriais, que devem desenvolver atividades de maneira autônoma, numa linguagem de programação de mercado.

A programação dos robôs é realizada na linguagem de programação Labview, da National Instruments, que é utilizada comercialmente em sistemas de automação e robótica comumente empregados na indústria. A competição de robôs está no âmbito de um projeto integrador da Engenharia Elétrica que tem como objetivo, “além de estimular o estudante em relação à profissão que exercerá no futuro, propagar na Universidade o emprego de metodologias de ensino aplicadas a projetos”, completa Bruno Lima, professor e coordenador da competição.

Os estudantes receberam um treinamento de 12 semanas no qual foram capacitados através de ferramentas de programação e robótica. Para Lima, a competição estimula os alunos ingressantes acerca de técnicas e conhecimentos inerentes ao curso de Engenharia Elétrica como programação, sensores, atuadores, automação e robótica. “Estes conceitos e tecnologias são empregados no contexto de indústria 4.0 e permitem ao aluno vislumbrar possibilidades enquanto a empregabilidade e empreendedorismo”, afirma ele.

Para avaliar a competição, a mesa contará com jurados professores do próprio curso e engenheiros colaboradores da empresa Festo, multinacional alemã especializada em produtos e serviços para controle e automação industrial.

O vencedor da competição receberá uma medalha confeccionada especialmente para o evento, fazendo alusão aos 102 anos de curso de Engenharia Elétrica da UPM. Lima diz que haverá uma avaliação de caráter técnico que premiará a melhor solução. A premiação será proferida pela Festo, que dará concederá um curso voltado à automação e uma visita técnica à empresa ao vencedor.