Mackenzie participa da 25ª Olimpíada Brasileira de Informática

Alunos são preparados em treinamento de programação extensionista da Faculdade de Computação e Informática

17.10.202313h25 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie participa da 25ª Olimpíada Brasileira de Informática

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), participou pela primeira vez da 25ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2023), e se destacou ao levar dois alunos da Faculdade de Computação e Informática (FCI) às finais: Gustavo Garabetti, do 3° semestre, e Marina Haru Marcoulakis, 2° semestre, ambos do curso de Ciência da Computação. 

A iniciativa, que foi promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com o Instituto de Computação da Unicamp, visava despertar o interesse dos alunos pela ciência da computação, proporcionando desafios estimulantes e saudável competição. 

“A Olimpíada foi muito importante para permitir que os alunos experimentassem a participação em competições de programação desta natureza. Desse modo, eles conseguiram identificar os tipos de problemas solicitados e suas relações com as disciplinas do curso, além de se desafiar a resolvê-los”, explicou o professor do FCI, Ivan Carlos de Oliveira, que acompanhou os alunos durante a iniciativa. 

Os mackenzistas participaram da modalidade Programação, a qual propõe tarefas que vão desde conceitos básicos até desafios avançados de programação. Essa modalidade é dividida em quatro níveis, abrangendo desde alunos do Ensino Fundamental até estudantes universitários em seus primeiros anos de graduação. 

De acordo com o professor Ivan, a FCI oferece, semestralmente, um treinamento de programação como atividade extensionista no qual todos os alunos participantes são: expostos a problemas e suas soluções; resolvem problemas variados; conhecem competições como a OBI e a Maratona de Programação da SBC; tem a oportunidade de criar e gerir um canal no YouTube sobre o tema; e produzir soluções de problemas compartilhados no canal para a comunidade externa. Ademais, a FCI fez uma competição dessa natureza no 1º semestre de 2023 e oferecerá anualmente. 

A premiação da OBI inclui certificados de participação para todos os competidores e medalhas de ouro, prata e bronze para os melhores em cada modalidade e nível. Além disso, os destaques das modalidades Iniciação e Programação terão a oportunidade de participar da Semana Olímpica da OBI no Instituto de Computação da Unicamp.  

Durante o evento, eles tiveram acesso a cursos e treinamentos que abrangem desde conceitos básicos até tópicos avançados em ciência da computação. Um destaque especial é a seleção dos quatro alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática (IOI), que reúne equipes de mais de 80 países.  

Para Gustavo Garabetti, a OBI expande a noção da complexidade de problemas que os estudantes de computação conhecem. Desse modo, ele compreende que houve uma motivação para o constante desenvolvimento de suas habilidades técnicas.  

“Em 6 meses, estudei conteúdos que, normalmente, são abordados em momentos mais avançados do curso, como Algoritmos em Grafos, Programação Dinâmica e Estruturas de Dados Avançadas. Esse foi o principal desafio, levando em conta que a competição só permite a participação de alunos do primeiro ano de curso”, destacou Garabetti.