2022 - João Pedro Nazareth Buzone - Direito


Realizei intercâmbio acadêmico por intermédio do COI Mackenzie à Universidade de Leeds, Reino Unido, no segundo semestre do ano de 2022 (primeiro semestre letivo da universidade estrangeira).

            A experiência, no geral, foi imensamente enriquecedora, em grande medida por conta do ambiente da própria Universidade, que conta com estudantes, desde graduação ao pós-doutorado, de todas as partes do mundo, propiciando contato com as mais distintas culturas. Além, claro, da qualidade de infraestrutura e ensino, visto que figura entre as melhores universidades da Inglaterra a depender do curso.

            Leeds é uma cidade com por volta de 800.000 pessoas, situada no norte da Inglaterra (a uma hora, de carro, de Manchester). Com isso, algumas coisas podem ser identificadas: como quase todo o país, é uma cidade muito chuvosa; o custo de vida é relativamente alto; as temperaturas podem ser muito baixas a depender do período do ano.

            O campus se localiza a aproximadamente 20 minutos a pé do centro da cidade, onde se encontra qualquer coisa que se possa precisar. Algo muito relevante, também, é que a Universidade proporciona acomodação estudantil e refeitório, inclusive com alguns dos contratos residenciais já incluindo determinada quantia diária de crédito para alimentação. Além disso, no próprio campus podem ser encontrados inúmeros restaurantes, bares e cafés.

Um detalhe relevante, contudo, é que, após a inscrição para solicitar acomodação universitária, é a Universidade quem o designará para algum contrato específico. Quando apresentada a proposta de contrato, só resta aceitá-lo ou não; ou seja, não é o aluno quem escolhe os detalhes de localização, tamanho de quarto, serviço de alimentação etc. de seu contrato. O valor do ‘aluguel’, por óbvio, depende do contrato. Em meu caso, para todo o período de intercâmbio, foi de aproximadamente £3.500,00 – para informações mais detalhadas, o site da própria é uma ótima fonte; atente para as datas de submissão, que podem variar.

Compartilhe nas Redes Sociais