Três pacientes transplantados recebem alta no mesmo dia no HUEM

Nova unidade do hospital é especializada 

05.10.202214h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Três pacientes transplantados recebem alta no mesmo dia no HUEM

A quarta-feira, 28 de setembro, foi especial no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Três pacientes que passaram por transplante de fígado receberam alta hospitalar no mesmo dia. Eles foram atendidos na nova Unidade de Transplantes do hospital, que é uma instituição filantrópica sob gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).

“O Hospital Mackenzie está entre os principais realizadores de transplantes de fígado do estado do Paraná. Em uma unidade toda reformulada, os pacientes encontram uma excelente estrutura para atender as demandas de alta complexidade provenientes dos transplantes de órgãos”, destaca o médico cirurgião Igor Luna Peixoto, um dos coordenadores da equipe que realiza os procedimentos. 

A nova unidade de transplantes do Hospital Mackenzie possui 14 leitos exclusivos com cuidados de semi-intensiva, para proporcionar a melhor recuperação aos pacientes transplantados, conforme conta Peixoto.

O mais grave dos três casos, Sérgio Cechin, 68 anos, foi acometido por uma cirrose causada por doença gordurosa do fígado, necessitou de hemodiálise no pós transplante, com internamento mais prolongado.

“Não tenho nem palavras para falar, de tão bem que fui recebido aqui. Tratado da melhor maneira que eu poderia imaginar. Graças a Deus deu tudo certo e estou indo para casa”, comemora Cechin, que já tinha doença do fígado diagnosticada há alguns anos, mas teve piora importante nos últimos meses, culminando na necessidade do transplante.

Maria Ilda e Emerson

Uma cirrose em decorrência de hepatite C acabou prejudicando as funções hepáticas da dona de casa Maria Ilda de Souza. Ela já havia feito o tratamento da hepatite pela equipe da infectologia do HUEM, todavia continuou com problema no fígado mesmo após o tratamento do vírus.

“Estou muito contente com meu fígado novo. Eu tinha muitas dores e não sabia o que era. Aqui descobri o meu problema e agora, felizmente, fiz o transplante. Atendimento muito bom, médicos, enfermeiros, todos educados e atenciosos”, destacou a paciente.

O jovem Emerson Thomé dos Santos, de 25 anos, apresentava problemas hepáticos desde os 16. Após um episódio de hemorragia digestiva no início desse ano, foi detectada uma doença auto imune, que ocasionou cirrose.

‘Aguardei por alguns meses na fila de espera e agora estou com um fígado novo. Estrutura muito boa do hospital e também gostaria de agradecer à família do doador, que salvou a minha vida”, disse ele.

Equipe

Coordenada pelos médicos cirurgiões Igor Luna Peixoto e Nertan Luiz Tefilli, a equipe de transplante de fígado do Hospital Mackenzie conta com a infectologista Susanne Erdinger e a equipe de terapia intensiva com os médicos Caue Azevedo e Ane Batista.

“Para o bom andamento dos procedimentos e recuperação dos pacientes é fundamental o trabalho de toda equipe de anestesiologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social”, ressalta o coordenador da equipe Dr. Igor Luna Peixoto.