Evento de oncologistas do Hospital Mackenzie discute novos estudos clínicos

Foram debatidos os trabalhos apresentados no Esmo 2022, congresso europeu que teve atual edição em Paris

05.10.202215h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Evento de oncologistas do Hospital Mackenzie discute novos estudos clínicos

A equipe de Oncologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) promoveu o último sábado, 1º de outubro, um evento para discutir as mais recentes atualizações em tratamentos oncológicos. Foram analisados os trabalhos apresentados no Congresso ESMO 2022, o mais influente evento de oncologia da Europa para médicos e pesquisadores.

“Tão importante quanto trazer os trabalhos, é podermos discutir a interpretação dos resultados, para traduzir aquelas pesquisas clínicas com objetivo de aplicar no dia a dia dos consultórios”, destaca Fernanda Carneiro Ronchi, que é a responsável técnica da Oncologia Clínica e do Núcleo de Ensino e Pesquisa do HUEM.

Dra. Fernanda Ronchi foi a organizadora do evento, que contou com oito palestrantes das quatro subáreas de especialidades da equipe de oncologia do HUEM.

“Desde 2020 fazemos atualizações semestrais, após os congressos europeus e norte-americanos de oncologia, nos quais sempre são apresentados novos estudos clínicos, novos medicamentos, novas estratégias”, conta a médica, que apresentou, no sábado, estudos sobre oncologia torácica.

Especialidades

Cada oncologista trouxe as principais atualizações de protocolo de mudança da prática clínica da sua área de atuação. Dr. Rodrigo Azevedo Loureiro apresentou outros trabalhos relacionados à oncologia torácica.

Os mais recentes estudos sobre câncer de mama e tumores femininos foram expostos e debatidos pela dra. Maria Cristina Magalhães e pelo dr. Raphael Garcia Alves.

Pesquisas sobre novidades relacionadas a tratamentos de tumores urológicos foram mostrados pela dra. Ana Cláudia Buiar e pelo dr. Carlos Eduardo Stecca.

E por fim, os trabalhos de oncologia do trato gastro intestinal foram interpretados pelo dr. Lucas Uratani e pela dra. Rayssa Sena, que não pôde estar presente e enviou uma apresentação gravada.

Em 2022, foi a primeira vez que o evento organizado pelos oncologistas do HUEM aconteceu de forma presencial. “Fizemos on-line nos anos anteriores e agora, felizmente, podemos repetir uma edição presencial, aberta a residentes e colegas de outras instituições. Essa troca de conteúdos, de experiências é muito benéfica”, ressalta Dra. Fernanda

Centro de Oncologia Mackenzie

Há pouco mais de dois anos, em setembro de 2020, o HUEM inaugurou o Centro de Oncologia Mackenzie (COM) em um imóvel de alto padrão nas proximidades da sede do Hospital.

Com quatro consultórios, quatro leitos e 22 poltronas para infusão de quimioterapia, o espaço garante conforto aos pacientes em salas humanizadas, com amplas janelas que permitem a vista para um jardim de inverno.

“As instalações foram pensadas para amenizar as dificuldades de quem necessita enfrentar uma quimioterapia’’, relata o diretor geral do Hospital Mackenzie, Dr. Rogério Kampa.