Cultura

Notas Musicais volta a homenagear compositor italiano

Trilha sonora do filme Cinema Paradiso, de 1988, é o tema da vez

18.08.202011h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Notas Musicais volta a homenagear compositor italiano

A 12ª edição do programa Notas Musicais, produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), volta a homenagear o compositor italiano Ennio Morricone (que morreu no começo de julho deste ano de 2020), com a apresentação da trilha sonora do filme Cinema Paradiso, lançado em 1988. O vídeo conta com a participação de Ney Aguiar, no violino; Luciana Manhaes, no piano; e Keder Cândido, na viola, além dos comentários do Maestro Parcival Módolo, que é também coordenador da CAC.

O filme é apenas um dos muitos dos quais Morricone compôs a trilha sonora. No longa, o menino Toto se apaixona pelo cinema e faz amizade com o projecionista da pequena cidade em que vive. Anos depois, ele retorna ao local, já como um cineasta consagrado e passa a relembrar os momentos ao lado do amigo. Para o Notas Musicais, foi preparada a apresentação da canção da última cena da obra. 

“A música é belíssima, como sempre nos trabalhos que ele (Morricone) fez. A música tema é de uma beleza assustadora”, afirma o maestro Módolo. 

Considerado um dos maiores compositores do mundo da música, Ennio Morricone foi responsável pela trilha sonora de diversos filmes como: A Missão, Era Uma Vez na América, Três Homens em Conflito, além de diversos outros longas, muitos deles do gênero western (o famoso velho oeste). O músico faleceu aos 91 anos. 

O vídeo com a interpretação de Cinema Paradiso, uma homenagem para Ennio Morricone, está disponível no YouTube.