Universidade

Guia de Sobrevivência para calouros do Mackenzie

Fizemos um manual para você não ficar perdido na Universidade! 

29.01.202010h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Guia de Sobrevivência para calouros do Mackenzie

Depois de tanto estudo, tensão no vestibular e nervosismo esperando a lista de aprovação, finalmente chegou o momento mais esperado: você é um universitário! E, o melhor, é Mackenzista! Pensando nessa nova etapa da sua vida, decidimos preparar um Guia de Sobrevivência para você não passar nenhum perrengue nestes primeiros dias da vida na Universidade. Confere aí! 

Nós temos um TIA! Mas o que é isso?

O Terminal Informativo Acadêmico - TIA, para os íntimos - é a sua identidade universitária no Mackenzie. Nesta ferramenta digital, você pode acessar suas notas, faltas, grade curricular, horários, solicitar documentos, etc. Antigamente, os alunos não tinham acesso a um sistema on-line, então existiam cabines espalhadas pelo campus, parecidas com caixas eletrônicos, e os alunos tinham de pegar fila até para conferir horário de aula. A vida sem internet existia e era difícil! O TIA também é uma carteirinha física, que permite que você entre e saia do campus, alugue livros nas bibliotecas, pague meia no cinema, etc.

Alô, GPS?

Você é desses que se perde facilmente e não consegue se localizar de jeito nenhum? A gente te entende… Por isso, disponibilizamos um mapa on-line e também em cada portaria do campus Higienópolis.

Habemus internet! 

Para que gastar seu 4G, não é mesmo? Aqui você tem acesso à internet gratuita no campus inteiro. É só acessar a rede oficial do Mackenzie e aproveitar! 

Marmita, prato feito ou fast-food?

Todo universitário reclama que não tem tempo pra comer, por conta da correria do dia a dia, mas aqui dentro você tem várias possibilidades, em restaurantes, cafeterias, lanchonetes e o melhor: micro-ondas disponíveis para esquentar a sua marmita! Nesse link você consegue encontrar a lista de restaurantes e lanchonetes, diretórios acadêmicos que disponibilizam micro-ondas e até um espaço para descanso pós almoço! 

Hora de relaxar

Todos os centros acadêmicos dispõem do seu próprio diretório, um espaço descontraído para aproveitar quando não estiver em aulas. Você pode jogar um videogame, assistir televisão e até tirar um cochilo antes do trabalho. É o lugar ideal para se reunir com a galera.

Atividades além da faculdade

Durante seus anos aqui no Mackenzie, você precisará completar uma determinada quantidade de horas em atividades extracurriculares, que variam de acordo com o curso. Sem elas, não é possível se formar. Mas calma! É mais fácil do que parece. As atividades se dividem em três categorias: acadêmicas, científicas e extensão/cultural. É necessário sempre apresentar um comprovante para validar as horas e algumas atividades promovidas pelo próprio Mackenzie, como oficinas e grupos de pesquisa, valem mais de 40 horas. Quer um exemplo? No curso de Jornalismo, as horas complementares valem com idas ao cinema, trabalho voluntário e estudo de uma língua estrangeira.

As bibliotecas têm regras! 

Tem muita gente que pega livros emprestados e simplesmente esquecem de devolver. O valor da multa é de R$3 por dia! Então é importante ficar ligado nos prazos de devolução! Outra coisa importante é que cada obra alugada pode ser renovada até cinco vezes, seja pela internet ou nos balcões de atendimento, se não houver reserva de outro leitor. Aqui você pode conferir a localização de cada biblioteca e outras informações! 

Para colocar em prática tudo que aprendeu

Vários laboratórios de informática estão espalhados pelo campus para te ajudar com os trabalhos e as provas, inclusive temos o famoso Laboratório de Mac, localizado no Prédio 28. Além disso, espaços para colocar a “mão na massa” também não faltam: Laboratório de Fotografia, Rádio, Motores, Usinagem, Química, Gastronomia e muito mais! 

Somos viciados nas redes sociais! 

Para ficar antenado em tudo que acontece no Mackenzie, você não pode deixar de acompanhar nossas redes. O @mackenzie1870 está no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. Agora, em 2020, estamos cheios de novidades para comemorar nossos 150 anos (estamos maduros, né, queridos?!) e conteúdos preparados com muito carinho.