Mundo

Faculdade de Direito do Mackenzie promove curso de extensão sobre clínicas jurídicas

Objetivo do estudo é avaliar a metodologia de ensino jurídico no Brasil e as reflexões a respeito do tema

09.06.202215h09 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade de Direito do Mackenzie promove curso de extensão sobre clínicas jurídicas

A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, realizará, de 20 de agosto a 10 de setembro de 2022, o curso de extensão de educação continuada Teoria e Prática das Clínicas Jurídicas na Faculdade de Direito, das 09h às 12h, de modo híbrido. O estudo é direcionado a docentes e estudantes que queiram aprender, refletir e aplicar o ensino clínico jurídico na prática, construir uma clínica jurídica ou pensar em novas formas de ensino prático.

A partir de aulas teóricas e práticas, construídas com debates interativos, o curso visa a capacitar o estudante na avaliação da metodologia de ensino jurídico no Brasil e as reflexões a respeito do tema que têm sido feitas pela Ciência do Direito, com ênfase em assuntos como justiça, solidariedade, litígio social e os novos padrões de intervenção estatal na sociedade brasileira.

O chamado “método clínico” é uma estrutura geral dentro da qual o ensino prático ocorre. As bancas de Direito têm despertado grande interesse no ensino jurídico, uma vez que impulsionam o aprendizado com viés prático, colocando o Direito em seu papel social e educacional desde a graduação.

A clínica jurídica na Faculdade é um escritório em que os estudantes se envolvem na prática legal supervisionada. De acordo com a professora responsável pelo curso, Paula Monteiro Danese: “É o método de ensino que faz com que os estudantes desenvolvam uma visão crítica do sistema legal ao participar ativamente nele”, afirma.

A problematização da prática, um dos pontos centrais dessa metodologia de ensino sociopolítica, refere-se diretamente à concepção de mundo experimentado por docentes e discentes. As clínicas jurídicas dão o aporte necessário para que o ensino não seja colocado como uma ferramenta em que o discente reproduz determinado conhecimento, mas construa uma relação com o processo de ensino-aprendizagem realizado na sistematização coletiva do conhecimento.

Para fazer sua inscrição, acesse: clique aqui

Corpo docente

O curso contará com profissionais renomados da academia e do mercado que compartilharão conhecimentos e as melhores práticas com os estudantes e profissionais, entre eles estão os professores: Sidharta Legale (UFRJ); Letícia Aleixo (UFMG); Maria de Echavez (Universidad del Rosario, da Colômbia); Jeff Baker (Pepperdine University, dos EUA); Alan Russel (London South Bank University, Reino Unido); e os mackenzistas Edmundo Emerson de Medeiros; Flávio Bastos; Paula Monteiro Danese; Geisa Arruda; Regina Jorgeti; Lilian Lopes; e André Pagani de Souza.

Serviço
Teoria e Prática das Clínicas Jurídicas na Faculdade de Direito da UPM
Data:
20 de agosto a 10 de setembro
Horário: das 09h às 12h
Modo: Híbrido
Inscrição: clique aqui
Saiba mais: clique aqui