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Objetivo

Avaliar criticamente a metodologia de ensino jurídico no Brasil e as reflexões a respeito do tema que têm sido feitas pela Ciência do Direito, com especial ênfase a temas como justiça, solidariedade, litigação social e os novos padrões de intervenção estatal na sociedade brasileira. A problematização da prática, um dos pontos centrais dessa metodologia de ensino sociopolítica, refere-se diretamente a concepção de mundo experenciado na prática por docentes e discentes. As Clínicas Jurídicas dão o aporte necessário para que o ensino não seja colocado como uma ferramenta em que o discente reproduz determinado conhecimento, mas construa uma relação com o processo de ensino-aprendizagem realizado na sistematização coletiva do conhecimento.
A partir de aulas teóricas e práticas, construídas a partir de debates interativos, o curso tem como objetivo capacitar o docente na construção do seu conhecimento sobre clínicas jurídicas, bem como participar de atividades que lhe permitam experienciar o ambiente de uma clínica jurídica e trocar experiências e boas práticas nesse campo, compreendendo o futuro do ensino jurídico a partir de um olhar interdisciplinar.  O curso é voltado para docentes e discentes que queiram aprender, refletir e aplicar o ensino clínco jurídico na prática, construir uma clínica jurídica ou pensar em novas formas de ensino prático. 

Público-Alvo

Graduado, pós-graduado, discentes e docentes com interesse em metodologia de ensino e justiça social.

Administração do Curso