Cultura

Coros infantojuvenis do Mackenzie se apresentam no Concerto Gran Finale 2022

Ao lado de outros 16 coros infantis e juvenis, o Coro Infantil Mackenzie e o JuMack participaram de apresentação 

07.06.202218h26 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Coros infantojuvenis do Mackenzie se apresentam no Concerto Gran Finale 2022

O Coro Infantil Mackenzie e o JuMack apresentaram-se na noite da última segunda-feira, 06 de junho, na 15ª edição do Concerto Gran Finale 2022, realizado no Teatro Bradesco, no Shopping Bourbon. A participação dos mackenzistas foi juntamente com outros 16 coros infantis e juvenis, mais de 250 vozes, sendo crianças entre 8 e 15 anos de diferentes escolas e projetos, sob regência especial da maestrina e diretora emérita do Indianapolis Children’s Choir (ICC), Ruth Dwyer – reconhecida internacionalmente como educadora especialista em coros infantis.

O repertório da apresentação foi variado, com canções brasileiras e internacionais, como Agnus Dei, composição de Victor Johnson, que em um de seus trechos diz: Cordeiro de Deus, tenha piedade de nós e conceda-nos paz. Este ano o festival foi contemplado em 1° lugar no Edital do Programa de Ação Social (ProAC) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e teve apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).

Um dos objetivos do encontro é gerar “inclusão social e zelar pelo compromisso em democratizar o acesso da cultura por todos. Vale lembrar que o Gran Finale oferece bolsa incentivo aos coralistas da população de baixa renda”, relata a diretora executiva e artística do projeto, Lilia Valente. Inspirado no tradicional festival de corais que acontece no Teatro Carnegie Hall, em Nova Iorque , nos Estados Unidos, o concerto contou com duas sessões, às 19h e às 22h, ambas com a plateia cheia.

Uma das áreas de atuação da Chancelaria Mackenzie é a propagação e produção cultural, a partir de exposições, arte, programas musicais e muito mais. Nos colégios, essas ações acontecem por meio de oficinas das mais diversas áreas artísticas e de práticas corais.

“A palavra de Deus afirma que ‘dos lábios das crianças e dos recém-nascidos vem o perfeito louvor’, seja pela autenticidade dos pequenos quando cantam ou pela experiência de deslumbramento que sentimos ao ouvi-las. Como uma instituição confessional que valoriza a musicalidade e a infância, ver isso reunido em um coro infantil é algo realmente especial e que cumpre a missão do Mackenzie”, afirma o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro.

A cultura como processo de ensino e aprendizagem

O Coro Infantil Mackenzie e o JuMack participaram do Concerto Gran Finale 2022, conduzidos por Cláudia Soccio Mussi na regência e Luciana Manhães, pianista acompanhante. Para a regente é muito importante participar destes encontros representando o Mackenzie, conhecendo o trabalho de outros corais com a oportunidade de preparar um repertório variado ao lado de outros profissionais da área.

A programação do evento reuniu regentes e corais infantis e de jovens de diferentes escolas e projetos sociais que prepararam um repertório variado para a grande apresentação. O Coro Jovem Cênico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), conduzido por Cláudia Soccio, também participou do evento.

Cantar em coro desenvolve na criança diversos aspectos importantes para o ensino e aprendizagem, como a confiança, a boa autoestima, a exposição em público e reconhecimentos após uma apresentação bem-sucedida. Além disso, a experiência de fazer parte de um grupo oferece aos pequeninos uma sensação de sucesso e realização pessoal.

“Coral infantojuvenil é muito importante porque traz a sensibilidade da música, da afinação, do ritmo, da respiração, do trabalho em conjunto, do esperar pelo outro e da socialização com pessoas diferentes. Nessa dinâmica musical, não é o lado individual que vale mais, mas o contexto coletivo e colaborativo”, diz o produtor musical da Chancelaria e do CHCM, maestro Sueldo Francisco.

Às crianças e regentes dos corais mackenzistas, o chanceler Robinson Grangeiro deixa um recado especial: “Os professores e cantores do nosso coro infantil estão de parabéns e muito nos alegram pela dedicação e excelência com que se prepararam para estar nesse Concerto Gran Finale 2022, selecionados dentre dezenas de coros infantis. Deus continue motivando o trabalho de vocês. O Mackenzie se orgulha de vocês”, finaliza.