Dia Mundial da Segurança do Paciente: compromisso contínuo do HUEM

Conheça as diretrizes que norteiam a preocupação do hospital com a segurança do paciente

15.09.202317h02 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia Mundial da Segurança do Paciente: compromisso contínuo do HUEM

Setembro é um mês especial para os serviços de saúde em todo o mundo, porque 17 de Setembro é o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) tem como razão de sua existência o cuidado com os pacientes, por isso a data é muito especial para a instituição.

Satisfatório saber que profissionais de todas as partes do mundo estão engajados no mesmo propósito, de encontrar maneiras de aumentar a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

A segurança do paciente é uma preocupação constante, que merece atenção 24 horas por dia, 365 dias por ano. No entanto, ter um dia dedicado a esse tema amplifica sua importância, promove conscientização e ações concretas para melhorar a qualidade dos cuidados.

O que é a segurança do paciente?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como "uma estrutura de atividades organizadas que cria culturas, processos, procedimentos, comportamentos, tecnologias e ambientes nos serviços de saúde que reduzem riscos de forma consistente e sustentável, diminuem a ocorrência de danos evitáveis, tornam os erros menos prováveis e reduzem o impacto dos danos, quando estes ocorrerem.”

A segurança do paciente é um dos valores fundamentais no HUEM, foco de trabalho permanente. A instituição conta com um Núcleo de Segurança do Paciente e um Escritório da Qualidade, que atuam ininterruptamente para aprimorar a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes, seja em consultas, exames, internações ou cirurgias.

O HUEM adota as metas internacionais de segurança do paciente definidas pela OMS e assumidas pelo Ministério da Saúde de nosso país. Trata-se de um conjunto de diretrizes e objetivos práticos para melhorar a segurança do paciente e incluem:

Identificação correta do paciente
Garantir que a identificação do paciente seja precisa e que os procedimentos sejam realizados na pessoa correta, utilizando pelo menos dois identificadores, como nome completo e data de nascimento.

Comunicação efetiva
Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde e com o paciente, garantindo que informações críticas sejam compartilhadas de forma clara e eficaz, inclusive durante transferências e alta dos pacientes.

Melhorar a segurança na cadeia medicamentosa
Reduzir erros relacionados à aquisição, armazenamento, prescrição, dispensação, administração e monitoramento da efetividade dos medicamentos.

Garantir procedimentos cirúrgicos seguros
Reduzir o risco de complicações cirúrgicas, seguindo protocolos específicos de segurança antes, durante e após as cirurgias.

Higienização das mãos para prevenção de doenças e infecções
Promover a higienização adequada das mãos como método eficaz para prevenir infecções e doenças.  Essa prática foi fundamental para a contenção do coronavírus.

Evitar quedas e lesões por pressão
Implementar medidas para evitar quedas e lesões por pressão em pacientes é imprescindível, pois quando ocorrem geram danos desnecessários, aumento do tempo de internação e novos riscos.

Melhor atendimento possível
Cada pessoa que busca atendimento hospitalar merece cuidados de alta qualidade, livres de riscos desnecessários. O Dia Mundial da Segurança do Paciente destaca a necessidade de medidas preventivas e educação para reduzir riscos, garantindo que os pacientes recebam o melhor atendimento possível. O HUEM reforça seu compromisso com a segurança do paciente e com o aprimoramento contínuo da qualidade dos cuidados em saúde.

A segurança do paciente começa com cada um de nós. Pacientes, familiares, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde desempenham um papel crucial na prevenção de incidentes. Se você é um paciente, não hesite em fazer perguntas sobre seu tratamento e medicação. Se você é um profissional de saúde, esteja atento a cada detalhe do cuidado que você fornece.

No HUEM, a segurança do paciente é uma prioridade que nunca sai de foco, e isso é motivo para celebrar todos os dias. O Hospital é gerido pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), cuja missão primordial é educar e cuidar.