Arena MackCast: 2º dia discute ciência e preservação ambiental

No Programa #2, convidados foram da área das Ciências da Natureza

10.08.202311h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Arena MackCast: 2º dia discute ciência e preservação ambiental

Está no ar a segunda edição do programa Arena MackCast, idealizado e promovido pelo MackPlay em parceria com o Projeto de Vida do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM). O objetivo do evento é reunir uma série de especialistas e profissionais de diversas áreas de ensino para apresentar algumas profissões para estudantes do CPM, em um formato de arena, que permite o pleno debate e trocas entre convidados e estudantes.

Nesta segunda edição os participantes foram da área de Ciências da Natureza: o professor de Química da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marcos Eberlin; a médica hematologista, Adriana Penna; e a veterinária e diretoria de qualidade da JBS Friboi, Emília Raucci.

O Arena MackCast está disponível no YouTube e no MackPlay.tv

Confira algumas das opiniões dos convidados:

Como fazer ciência em um contexto que prioriza a preservação ambiental?
Emília Raucci: Conhecendo o tema que você vai estudar: aprofunda, estuda, entenda os impactos, os riscos, disso que você pretende desenvolver. Sempre visando temas que terão impactos na vida prática das pessoas.

Marcos Eberlin: O planeta Terra é único. É extremamente importante preservarmos, como bons mordomos, a natureza e o ambiente. Por isso, aprender ciência é importante. Pois quando vamos interferir no planeta, precisamos saber como interferir e a ciência nos dá as ferramentas e os conhecimentos, para não piorar as coisas.

Adriana Penna: É importante a gente ensinar ciência e pesquisa para que o jovem seja a voz e a ação transformadora do mundo. Ciência é tudo, não é só da área biológica. Mas é importante para que esses jovens sejam um divisor de águas

Dentro da sua área, como se preparar para atuar pela preservação do meio ambiente?

Emília Raucci: A medicina veterinária tem várias vertentes. Dentro de todas elas, dá perfeitamente para buscar a redução de resíduos, o descarte adequado, conscientização do consumo de água, por exemplo. Existe todo um olhar voltado para esses temas em que é plenamente possível a gente fazer ciência e a veterinária, cuidando do meio ambiente.

Marcos Eberlin: Química é tudo e tudo é química. O ambiente é formado por gases, poluentes são químicos, todo o controle da água, envolve processos químicos. A química é a ciência central no controle ambiental.