Nossos Talentos

Alunos do Colégio Tamboré registram mais de 100 espécies de aves em projeto voluntário

A iniciativa tem despertado os alunos para consciência ecológica e científica 

13.09.202213h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Colégio Tamboré registram mais de 100 espécies de aves em projeto voluntário

O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré promove levantamento da biodiversidade local, com foco na avifauna. A iniciativa faz parte do Clube de Observadores de Aves, liderado pelos professores Edilson Pichiliani e Pedro Cristales. 

Desde 2019, juntamente com alunos de diferentes segmentos, o clube se dedica ao levantamento mensal que, totalizado, já registrou mais de 100 espécies. A listagem foi inserida na plataforma internacional eBird, que pode ser acessada por qualquer pessoa, em qualquer local do mundo. 

“Apesar de inúmeros produtos, o maior legado do projeto não é material. O principal objetivo tem sido despertar, em nossos alunos, um novo olhar para o mundo natural”, frisa o professor Pedro Cristales. “Que nossos pequenos cientistas perpetuem essa visão de mundo para os menores e novos integrantes. Temos muito trabalho pela frente”, completa. 

O Clube de Observadores de Aves também promove análise estatística dos dados, aprendizagem na prática, resolução de problemas e trabalho em equipe. Desde seu início, o projeto já realizou diversas saídas pedagógicas e eventos voltados para o meio ambiente. 

Os encontros ocorrem uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, com saída do prédio 03 a partir das 14h30. Normalmente, ocorrem na penúltima ou última quinta-feira do mês, dependendo do calendário escolar, que pode sofrer alterações devido aos feriados ou alguma outra atividade. 

“Além de desenvolver as vertentes do meio ambiente, contribuímos com a comunidade científica. É gratificante analisar os dados obtidos por alunos da Educação Básica e apresentar a riqueza de espécies dentro da escola”, menciona o professor Edilson Pichiliani. Ainda segundo ele, já foram observadas pela iniciativa mais de 70% das espécies de aves registradas para o município de Barueri (SP).