Cultura

Biografia de Marechal Rondon é lançada no Colégio Mackenzie Brasília

Obra proporciona aos mackenzistas a história de um transformador brasileiro 

16.09.202218h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Biografia de Marechal Rondon é lançada no Colégio Mackenzie Brasília

Na última quarta-feira, 14 de setembro, o Colégio Presbiteriano Mackenzie campus Brasília (CPMB) promoveu o lançamento do livro de Maurício Meneses “Rondon: o marechal da paz”. O público variava entre estudantes de todas as idades, professores, militares, pais e familiares.  

Para além do lançamento, o autor vestiu-se com as roupas do ex-militar e interpretou, de forma vívida os valores que a herança de um dos maiores brasileiros do último século poderia provocar em tempos atuais. 

Por seu trabalho com os telégrafos nas regiões antes isoladas do Brasil, o marechal recebeu a honraria de se tornar o Patrono da Comunicação do Exército Brasileiro. 

“Sua prioridade sempre foi levar ao restante do país o progresso das grandes cidades” afirmou o general e também presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Floriano Peixoto Neto.  

Maurício Meneses frisou em sua apresentaçãoo apaziguamento feito pelo marechal, sem uso de coação, violência, armas, ou derramamento de sangue. “Era um grande articulador para alcançar os objetivos do Brasil”, pontua o autor.  

Rondon na Educação 

O biógrafo ainda mencionou o desejo de passar, das escolas para vida, a obra e os valores do marechal, por ser um herói nacional conhecido no Brasil e no mundo, algo que tem sido feito por meio do projeto de Meneses. A iniciativa realiza atividades de incentivo aos estudantes, como a venda do livro a preço de custo pela Editora Mackenzie e concursos de redação sobre a temática.  

Ao final do evento, o autor, acompanhado do Diretor do CPMB, Alexandre Almeida, condecorou os estudantes que tiveram os melhores trabalhos sobre a vida e obra do sertanista. Os jovens ganharam um exemplar do livro e um certificado denotando a honraria.  

“Uma das realizações mais significativas da vida e obra de Rondon, para mim, diz respeito à sua proposta de integração do país. Podemos perceber isso, na sua iniciativa com os povos indígenas do Centro-Oeste e do Norte”, comentou Mariana Zaboneta, estudante do 7º ano. 

“Ele conseguiu expandir as conexões pelo país em uma região que antes era isolada e, para isso, ele utilizou uma abordagem que respeitava a cultura e as escolhas dos nativos, defendendo seus princípios de respeito e união”, expressou Manuela Sotero Caio, aluna do 7º ano.  

Filatelia 

O título completo do livro é “Rondon, o marechal da paz - A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia”, fazendo referência à arte de se colecionar selos postais e que também pode ser compreendida como o estudo para se narrar histórias ou apresentar contextos sociais e temporais a partir disso. A publicação em questão destaca, em qualidade invejável de impressão, os selos que fazem parte da caminhada do Marechal.  

“Para cada evento da vida dele, praticamente, há um selo. Batizei esse livro como a obra do ano da filatelia brasileira. Ele está tendo uma repercussão tanto nacional quanto mundial, auxiliando a divulgação de nossos heróis brasileiros’’, pontua o presidente da Associação dos Filatelistas Brasileiros (Filabras), Paulo Ananias Silva.