Alunos do Colégio Palmas são aprovados em vestibulares Federais e Estadual

Estudantes compuseram a primeira turma de Ensino Médio da unidade  

26.09.202213h19 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Colégio Palmas são aprovados em vestibulares Federais e Estadual

O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Palmas teve sua primeira turma de alunos do Ensino Médio formada e os mackenzistas já alcançaram as melhores universidades públicas do Tocantins. Os estudantes foram aprovados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), nos cursos de Direito, Agronomia, Filosofia, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, e houve também aprovação para Psicologia em uma universidade privada.  

Este foi o resultado da reorganização do método de ensino elaborado pelo corpo docente, em busca de contribuir com um conhecimento significativo capaz de alcançar notas de acordo com Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O CPM Palmas fez uso do Livro Didático do Mackenzie (Sistema Mackenzie de Ensino), propondo diagramas e desenvolvendo mapas conceituais, e alinhando a aprendizagem ativa com híbrida, supervisionada pelos professores.  

Segundo a professora Tatiane Veloso, os alunos da 3ª série participaram do “Mack Vocare”, iniciativa pertencente ao conteúdo curricular que leciona: Projeto de Vida. Após consultar os setores com maior interesse por parte dos alunos, foram trazidos profissionais de diversas áreas para encontros com os estudantes. “Dessa forma, o CPM Palmas promove um momento de troca de experiências sobre as profissões, abordando os pontos positivos, negativos e dúvidas”, frisa a professora. A abordagem ocorre numa perspectiva cristã, entendendo o trabalho como uma vocação de Deus dada a todos para que possamos servir a sociedade e fazer a diferença por meio da profissão escolhida.  

Para realizar os estudos pré-vestibulares, o diálogo entre a atividade e a forma de realizá-la foi fundamental para trabalhar as temáticas com maior grau de profundidade. Os conceitos básicos foram explicados e destrinchados com as atividades e leituras domésticas. Para tornar a compreensão ainda mais clara e relevante aos estudantes, os assuntos foram contextualizados, considerando o conhecimento dos alunos e, dessa forma, contribuindo para que eles os entendessem e não memorizando apenas.   

O Mackenzie Palmas trabalha com questões de vestibulares anteriores, listas de exercícios semanais, simulados da Evolucional e o programa de preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM): “MackENEM”. Os alunos também foram incentivados a acompanhar noticiários, documentários, podcasts, ou seja, se conectar ao presente. Desse modo, aumentaram a bagagem cultural e se prepararam para as questões de Humanas e Atualidades, especialmente para o ENEM. 

A professora de História, Ana Marcia Coelho, explica que a maior dificuldade entre os alunos, durante o isolamento social, foi lidar com o sonho de passar na universidade, afastados dos amigos. “Observei que quando falávamos do mundo externo, mesmo que os níveis de estresse estivessem elevados, havia uma participação e interesse maiores. Então aproveitava para desenvolver o conteúdo da forma mais clara possível, extraindo ao máximo os recursos tecnológicos disponíveis”, pontua.  

O Ensino Médio CPM Palmas  

Implementada em 2020, a primeira turma de Ensino Médio do CPM Palmas nasceu com grandes expectativas por parte de todos – pais, alunos, professores e equipe diretiva. A sala de aula foi formada por 12 alunos que já eram mackenzistas e também por outros que vieram de outras escolas.   

Com a pandemia de Covid-19, o Colégio se viu obrigado a se readequar à nova realidade, pensando numa abordagem humanizada, em prol da redução de ansiedade e estresse pré-vestibular.  

Os anos de 2020 e 2021 foram atípicos na vida dos alunos do Ensino Médio, no entanto, esse olhar diferenciado do DNA mackenzista promoveu maior autonomia aos alunos, que assumiram seu protagonismo na aprendizagem. O resultado foi o sucesso indiscutível dos estudantes que agora se preparam para uma nova etapa na sua jornada educacional e de vida.

 

"Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos." Provérbios 16:3