
MackSTLR para alunos
O Programa Mackenzie Student Transformative Learning Record, conhecido como MackSTLR, é o principal projeto contemplado pelo Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora. Direcionado especialmente aos alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem por intuito acompanhar os alunos da graduação em seu crescimento pessoal, em áreas centrais, construindo os seis pilares da Aprendizagem Transformadora: Ética, Liderança e Competências Empreendedoras; Sustentabilidade e Bem-estar Coletivo; Reflexão Crítica e Comunicação; Competências Culturais e Globais.
O avanço das experiências de desenvolvimento discente em cada competência-chave é acompanhado por meio do uso de rubricas, que examinam o nível de engajamento dos alunos nas atividades das quais tomaram parte e evidenciam as competências desenvolvidas por eles, após sua participação no programa.
- Como funciona o programa?
Após os professores, ou mesmo os alunos, cadastrarem uma proposta de Iniciativa de Aprendizagem Transformadora (IAT), qualquer aluno interessado em participar da iniciativa, pode se inscrever e assim realizá-la. Ao final do processo, o aluno recebe um feedback do docente em relação a sua experiência de transformação, por meio das rubricas que são especialmente preparadas para isso, o que contribui para a autoanálise e evolução do aluno.


STLR para professores
O MackSTLR permite aos docentes:
- Enriquecer seus objetivos formativos, considerando o preparo do aluno para além das competências técnico-profissionais;
- Inovar em suas estratégias de ensino;
- Ampliar a reflexão crítica dos discentes;
- Estimular o desenvolvimento da autonomia estudantil.
E-portfólio
As competências desenvolvidas e os processos de transformação, chancelados pelos docentes, podem ser migrados para o e-Portfólio dos alunos. Nesse espaço, o aluno constrói uma espécie de segundo diploma, que evidencia ao mercado e à sociedade as competências socioemocionais desenvolvidas, e quem ele se tornou durante sua trajetória universitária.
Para dúvidas: tec@mackenzie.br
“Os docentes experimentarão o aprimoramento do desenvolvimento das práticas pedagógicas e profissionais, bem como a possibilidade de reconhecimento público por meio de premiações; atribuição de créditos docentes; e talvez, futuramente, uma eventual correlação de suas ações no Programa com a pontuação do plano de carreira docente da Universidade.”
Suelene Silva Piva, coordenadora do CEAT.








Nossa Missão e Valores
Missão
Integrado à identidade institucional do Mackenzie, o Centro tem a missão de criar uma cultura de excelência em ensino e aprendizagem transformadora. Suas ações são dirigidas tanto para o aprimoramento contínuo e sistemático do corpo docente, por meio da criação de espaços formativos diversificados e de experimentação pedagógica, como também pelo incentivo ao desenvolvimento e registro do processo de aprendizagem transformadora dos alunos.
Visão
Ser referência em iniciativas de ensino e aprendizagem
transformadora nas diversas unidades acadêmicas da UPM, mantidas
pelo IPM e por stakeholders nacionais e internacionais
• Promoção de uma educação superior de excelência;
• Ensino inovador voltado à aprendizagem transformadora integrada à
identidade institucional;
• Valorização do desenvolvimento docente orientado para o bom
desempenho profissional;
• Ambiência acadêmica harmônica e promotora da aprendizagem
colaborativa
![MackSTRL [MackSTRL]](https://www.mackenzie.br/fileadmin/user_upload/topo_logo_ceat.png)