Saúde e Bem-Estar

Saúde e Sucesso Acadêmico: como equilibrar qualidade de vida com o desempenho estudantil?

Programa Pró-Calouro oferece curso sobre o tema para alunos ingressantes 

10.08.202214h54 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Saúde e Sucesso Acadêmico: como equilibrar qualidade de vida com o desempenho estudantil?

A programação da semana de Recepção aos calouros do 2º semestre de 2022 continua. Na segunda-feira, 08 de agosto, os novos alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) participaram da palestra Saúde e Sucesso Acadêmico: Práticas para potencializar seu desempenho estudantil, dada pelos professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, Camila Sacchelli Ramos e Marcelo Fernandes, no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis. 

A professora Camila contou que tudo começou a partir de um questionamento sobre a postura dos alunos em estudar muito e, ao mesmo tempo, sentirem que o rendimento não está adequado. A indagação se tornou uma pesquisa e, hoje, é o terceiro curso oferecido pelo Programa Pró-Calouro, gratuitamente, para os estudantes ingressantes do semestre, com o objetivo de apresentar boas práticas de estudo, saúde mental e física, por meio de pequenas mudanças no cotidiano. 

“Quando fizemos a pesquisa, obtivemos os resultados de que as pessoas que conseguiram mudar alguma coisa na sua rotina, tiveram uma percepção de melhora no processo de aprendizagem. Logo entendemos que precisávamos compartilhar esse conhecimento com os alunos”, disse Camila. 

De acordo com os professores, existem seis fatores determinantes para o processo de aprendizagem e, consequentemente, para o sucesso acadêmico: saúde emocional; sono; atividade física; estratégias de estudo; práticas integrativas e complementares em saúde; e alimentação. Cada atividade do curso oferecido será relacionada a esses fatores. 

Entre os seis, eles destacaram o sono: “É uma variável independente. Muito da apreensão e fixação do conhecimento está no sono e, durante ele, acontecem processos extremamente importantes”, explicou Marcelo Fernandes, que também ressaltou a importância de dormir com qualidade e na quantidade certa para os processos metabólicos ocorrerem. 

Afinal, o que é sucesso acadêmico? 

Para os professores, sucesso acadêmico vai além de tirar boas notas. É um conjunto de vários itens que são proporcionados, entre outras coisas, com a qualidade de vida do indivíduo. “Percebemos, há alguns anos, que o sucesso acadêmico passa, não só pelo processo de estudo, mas também por uma gestão de boas escolhas em relação ao dia a dia”, afirmou Fernandes. 

Em um mundo com muitas dificuldades e situações que pioram a saúde mental e as possibilidades de uma saúde física, é importante enxergar o aluno com a sua pluralidade de características, segundo os professores, isto é, entender as questões pessoais, familiares, de trabalho e os papéis que o aluno exerce em sua vida.